Prazo para sacar cota do PIS/Pasep na Caixa e no BB termina dia 28
19/09/2018 07:27 em Geral

O prazo para sacar as cotas do Pis/Paseppara quem tem menos de 60 anos termina no dia 28 de setembro. Cinco milhões de pessoas não receberão o depósito automático na sua conta corrente, por problemas cadastrais, e precisam ir à Caixa ou ao Banco do Brasil sacar seu dinheiro.

Outras 1,5 milhão de pessoas que têm conta corrente nos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Bancoob, Sicred, Banestes, BRB e Mercantil receberão o depósito automático até dia 23 de setembro, segundo o Ministério do Planejamento.

O pagamento automático é fruto de um acordo de cooperação entre os bancos. Antes, o depósito automático só era feito para clientes da Caixa e do BB.

Tem direito a sacar as cotas do Pis/Pasep quem trabalhou em empresas privadas ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988, independentemente da idade.

Os trabalhadores de empresas privadas precisam procurar uma agência da Caixa para fazer o saque. Os servidores públicos devem ir até uma agência do Banco do Brasil.

Depois de 28 de setembro, volta a valer a regra de liberação dos saques somente para os casos de aposentadoria, idade a partir de 60 anos, invalidez (inclusive do dependente), morte do cotista (habilitando o herdeiro a sacar) e algumas doenças graves, como câncer, aids, Parkinson e tuberculose (incluindo o dependente).

Nesses casos, é possível fazer os saques a qualquer momento, sem necessidade de seguir cronograma, e o prazo continua aberto por tempo indeterminado.

 

Como saber se você tem direito a sacar o Pis/Pasep

 

Trabalhadores de empresas privadas podem consultar se têm saldo das cotas do PIS a receber pelo site da Caixa, pelo aplicativo, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

Servidores públicos podem consultar se têm saldo das cotas do Pasep a receber pelo o site do BB, pelo SAC, pelos terminais de autoatendimento com o Cartão Cidadão ou nas agências do banco.

Para sacar as cotas do Pis/Pasep, basta ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil e apresentar um documento com foto.  

MSN

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!