A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé (Semas) inicia uma campanha para divulgar medidas para prevenção de incêndios, visando a mitigação de danos ambientais e riscos à saúde pública. O foco da campanha é a conscientização da população rural e urbana sobre os riscos das queimadas, causadoras de incêndios. Além do lançamento da campanha, a Semas capacita seus servidores sobre o tema, promove a articulação com os órgãos parceiros e o monitoramento de focos de incêndio.
Estas medidas fazem parte do programa de Proteção Ambiental da secretaria. As queimadas oferecem risco de morte para grande quantidade de seres vivos, animais e vegetais, e o incêndio pode se alastrar e atingir residências, veículos e a rede elétrica, pondo em risco a vida de pessoas. Queimadas têm impacto negativo no solo, que se torna diretamente exposto à chuva, facilitando o carregamento de minerais fundamentais para os rios. Isso, além de provocar o empobrecimento do solo, causa assoreamento dos cursos d’água. Fora o prejuízo ao patrimônio ambiental e a poluição do ar, queimadas ameaçam a propriedade privada.
Além de não provocar queimadas, a população deve estar atenta a outras medidas de prevenção de incêndios como: não colocar fogo em lixo; não fazer queima de vegetação sem autorização expressa dos órgãos ambientais; não soltar balões; não jogar bitucas de cigarros na vegetação e manter postura de cautela. Caso ocorra um incêndio, os órgãos ambientais, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser imediatamente acionados para avaliação da necessidade de combate direto ao fogo. O número de emergência do Grupamento de Bombeiro Militar/9º GBM – Macaé é 193 e o da Defesa Civil é 199. Para denunciar queimadas (incêndio florestal), o número é (22) 2791-6852.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil também oferece dicas para se evitar incêndios
Não guarde em casa, líquidos combustíveis como álcool, gasolina, ceras ou tintas. Use produtos não inflamáveis para a limpeza doméstica; mantenhas as instalações elétricas em bom estado, não sobrecarregando as tomadas com muitos aparelhos. Conserte fios desencapados e desligue a chave geral antes de sair de casa; nunca deixe chamas abertas como a chama piloto do aquecedor de gás ou dos queimadores do fogão e evite velas e lampiões.
Não deixe suas crianças brincarem com líquidos combustíveis, velas, fósforos, balões e fogos juninos. Mantenha estas coisas perigosas longe do alcance delas; não coloque panos ou papéis ao redor de lâmpadas e abajures. Não fume na cama e veja se seus fósforos estão apagados antes de jogá-los fora e no apartamento, escritório ou fábrica mantenha em bom estado de funcionamento os equipamentos de combate a incêndio e aprenda a usá-los.
Não tente voltar para um ambiente em chamas porque é possível que você não consiga sair mais de lá; a fumaça de um incêndio é tóxica, portanto, para fugir dela, deite-se no chão e rasteje para a salvação; antes de abrir uma porta, encoste a mão nela: se estiver quente há chamas do outro lado. Se não houver outra saída, abra a porta lentamente; num prédio alto, use as escadas evitando os elevadores. Afaste-se do incêndio, procurando sempre descer e nunca tente atravessar uma área de chamas.
Se suas roupas pegarem fogo, deite-se e role no chão para abafar o fogo e em seguida, esfrie a pele com água. Procure socorro médico imediatamente; se as roupas de outra pessoa pegarem fogo, jogue-a no chão e tente abafar as chamas com terra, um cobertor ou peças de roupa. Evite tecidos sintéticos porque quando eles queimam, derretem-se e grudam na pele; treine com sua família diversas rotas de fuga se sua casa pegar fogo e fechar a casa com grades fixas é bom para evitar roubos, mas pode transformá-la numa armadilha mortal em caso incêndio.