MENU
Jovem Pan chega a Camoos com duas rádios e incertezas
Por Administrador
Publicado em 07/12/2025 11:40
Geral

Fim da Rádio Absoluta é lamentado por profissional que iniciou carreira nos 1.470 Khz

Por Alexadre Paixa / Imagem Extraída da Internet

A chegada de duas emissoras da Rede Jovem Pan a Campos (RJ) marca um momento de incertezas para a comunicação do Norte Fluminense. A partir desta segunda-feira (08), entra em operação a Jovem Pan FM 96.5 – Norte Fluminense, resultado da migração da antiga Absoluta AM 1.470. Já a Jovem Pan News FM 91.9 também está confirmada para o município, porém a data oficial de estreia ainda não foi anunciada.

Apesar da força nacional da marca e do impacto no mercado, a expectativa positiva convive com uma preocupação crescente: a chegada das emissoras, em vez de gerar empregos, tem significado o encerramento de contratos e a demissão de profissionais locais, especialmente das antigas rádios Absoluta AM 1.470 e São Fidélis FM 93.9.

Até o momento, tudo indica que as novas rádios atuarão apenas com programação de rede, sem produção local. Para muitos radialistas, isso representa a interrupção de anos de trabalho, retirando do ar vozes que sempre estiveram próximas da população, levando informação, cultura e serviço.

Nesse cenário, o Sindicato dos Radialistas precisa buscar esclarecimentos junto à direção das emissoras, garantindo que todos os procedimentos sejam cumpridos de forma correta e dentro da legislação. Havendo irregularidades, é essencial defender os direitos da categoria com firmeza, transparência e sensibilidade.

A expansão da Jovem Pan em Campos poderia simbolizar crescimento e modernização. Que não se transforme em perda de espaço e de dignidade para quem construiu a história do rádio na região.

O fim da Rádio Absoluta, que transmite neste domingo (7) a sua última programação ao vivo, com Goytacaz x Macaé. decisão do Estadual B2, causou tristeza para muita gente. Nas redes sociais, Saulo Maciel, um dos mais talentosos profissionais da atualidade publicou um emocionado registro:

Hoje chega ao fim a Rádio Absoluta 1470 AM, em Campos — uma emissora que faz parte não apenas da história da comunicação campista, mas também da minha própria trajetória.

Em 2012, indicado por Arnaldo Garcia, dei meus primeiros passos na comunicação esportiva profissional pela Absoluta. Foi um período de aprendizado imenso, em que pude atuar como plantonista esportivo, apresentador, operador de áudio e, inclusive, ter minhas primeiras oportunidades como narrador.

Tive o privilégio de conviver com grandes nomes da comunicação, entre eles o diretor e amigo André Freitas a quem agradeço de coração pela oportunidade, pelos puxões de orelha, pelos conselhos e pelo incentivo. Também sou grato a profissionais como Diego Machado, Felicio de Souza, Cassiano Santana, Evaldo Queiroz, Marcos Aventura, Arnaldo Garcia, Antunis Clayton, Granger Ferreira, Rhyann Souza, Amaro Lírio e Marcos Mendonça.

Não posso deixar de lembrar, com saudade, de Sérgio Tinoco, Wallace Oliveira, Cacau Borges, Almeida Salles, Watson Tavares e do meu eterno padrinho Nilson Maria. Que todos estejam descansando em paz.

Se hoje sou um profissional da comunicação, é porque lá atrás tive a oportunidade de começar nessa querida emissora.

Hoje, a Absoluta chega ao fim. Amanhã, a Jovem Pan inicia suas transmissões no FM 96.5. Que seja uma jornada de sucesso. Mas a Absoluta sempre estará nas minhas lembranças e no meu coração.

 

Comentários