Por Secom SJB
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, 3, a Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra, por meio da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, promoveu a IV Caminhada Inclusiva, com o tema “Celebrando a diversidade” e o IX Fórum de Inclusão: “Caminhos para aprendizagens flexíveis e acessíveis a todos”. As ações reuniram aproximadamente 400 profissionais da educação, reforçando o compromisso do município com práticas pedagógicas inclusivas.
A caminhada percorreu as ruas do Centro em uma ação de conscientização aberta à comunidade, destacando a importância do respeito às diferenças, conscientização sobre os direitos à dignidade e bem-estar das pessoas com deficiência. A atividade buscou ampliar o diálogo entre escola e sociedade, evidenciando o papel da educação na construção de ambientes mais acolhedores e diversos.
O secretário de Educação, Daniel Damasceno, e a subsecretária, Janaína Monteiro, participaram das ações. Na abertura do Fórum, Damasceno, destacou a importância da união entre teoria e prática, do compartilhamento de experiências e da compreensão das diferenças como parte essencial da condição humana e dos processos de aprendizagem.
Ele também ressaltou a relevância das mobilizações para fortalecer o trabalho desenvolvido nas unidades escolares e valorizar a atuação dos profissionais da rede. “Por muitos anos, ouvimos falar que ‘somos todos iguais’. Na verdade, isso é uma ideologia, já que somos todos diferentes e precisamos aprender com as diferenças”, afirmou.
O Fórum contou com dinâmica com o tema: “Movimento sem Barreiras: Dançando a Diversidade”, conduzida por Arthur Lima, e com a palestra: "Adaptação de materiais: Dicas práticas para uma Educação Inclusiva'", ministrada por Christopher Furlan, especialista em Educação Inclusiva. Houve ainda, relatos de experiências desenvolvidas dentro do projeto: Dia “D” de Práticas Inclusivas, entre outras atividades.

A equipe da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva, composta por Franciluce Nogueira, Denise Carvalho e Ébia Ribeiro, foi unânime ao afirmar: “As ações realizadas reforçam o compromisso da Secretaria de Educação com uma escola verdadeiramente inclusiva. A Caminhada Inclusiva e o Fórum de Inclusão representam espaços fundamentais de diálogo, troca de experiências e aproximação com a comunidade. Nosso objetivo é mostrar que a diversidade é uma riqueza e que o trabalho desenvolvido nas escolas só ganha força quando unimos teoria, prática e sensibilidade. Cada atividade foi pensada para valorizar e fortalecer a atuação dos profissionais da rede, que diariamente constroem caminhos mais acessíveis, humanos e acolhedores. Seguimos firmes na missão de garantir uma educação que respeita as diferenças e promove oportunidades reais para todos”.