MENU
Macuco: No ritmo da campanha ‘Novembro Azul’
Por Administrador
Publicado em 20/11/2025 13:45
Geral

Ampliação de horários fortalece a saúde masculina com ações preventivas

Durante três dias – entre 17 e 19 de novembro – as Estratégias de Saúde da Família de Macuco (ESFs) funcionaram em horário estendido para atender exclusivamente ao público masculino, numa iniciativa que reforça o compromisso do município com a prevenção e a qualidade de vida. A ação, realizada das 17h às 20h em todas as unidades de saúde dos bairros, foi especialmente pensada para os homens que trabalham em horário comercial e que, muitas vezes, devido à rotina intensa, não conseguem buscar atendimento como deveriam. Assim como aconteceu no ‘Outubro Rosa’, a Secretaria de Saúde ampliou o acesso e criou condições reais para a população masculina se cuidar.

De acordo com a secretária de Saúde, a enfermeira Ana Paula Gonçalves, esse atendimento diferenciado foi uma oportunidade valiosa de conscientizar os homens sobre a importância de olhar para a própria saúde com mais atenção. Além da consulta com os profissionais de saúde, os pacientes puderam garantir o agendamento do exame de PSA – fundamental para homens acima de 45 anos – especialmente aqueles que ainda não realizaram o procedimento. Com um simples exame de sangue, é possível identificar precocemente alterações que podem evoluir para o câncer de próstata, permitindo intervenção rápida e aumentando significativamente as chances de cura.

Mais do que uma campanha, o ‘Novembro Azul’ em Macuco mostrou ser uma estratégia concreta de cuidado, informação e prevenção. “O município faz questão de reforçar que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e que a detecção precoce é a principal aliada na luta contra a doença”, explicou Ana Paula. Ao estender o horário de atendimento e promover uma abordagem acolhedora e educativa, a Secretaria de Saúde revela a preocupação permanente com a saúde masculina, porque cuidar de si é um ato de responsabilidade, coragem e vida.

 

Comentários