MENU
Campos: FDP! encerra 6ª edição com emoção e celebração da cultura campista
Por Administrador
Publicado em 10/11/2025 11:25
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

O Festival Doces Palavras reafirmou seu papel como um espaço de resistência cultural, incentivo à leitura e valorização da produção local

Por Aline Souza, da Secom Campos / Imagem Divulgação (FCJOL)

O 6º Festival Doces Palavras (FDP) chegou ao fim nesse domingo (9), deixando no ar o sabor da arte, da memória e da emoção. Durante cinco dias, o Palácio da Cultura foi tomado pela literatura, música, debates, oficinas, exposições e sabores, que celebraram o talento e a identidade cultural campista.

Com o Palácio da Cultura novamente de portas abertas, o evento se consolidou como um dos maiores encontros culturais do interior do estado, unindo gerações e expressões artísticas em torno da palavra, da arte e da história.

Desde o plantio simbólico da árvore de ipê amarelo, que marcou o início do festival, até as mesas literárias e o lançamento de obras de autores campistas, o FDP! reafirmou seu papel como um espaço de resistência cultural, incentivo à leitura e valorização da produção local.

A cada dia, o público lotou os espaços do festival — das tendas literárias aos estandes de doces e artesanato — participando ativamente de atividades que resgataram tradições e estimularam novos olhares sobre a cidade.

Entre os destaques dessa edição, estiveram o lançamento das obras de Waldir Pinto de Carvalho, a reinauguração do Palácio da Cultura, as mesas temáticas sobre literatura, história e identidade campista, além da presença marcante de escritores, artistas, pesquisadores e do público escolar.

Nesse domingo, a programação de encerramento reuniu mais uma vez a energia do festival com mesas literárias, oficinas, atividades infantis e apresentações musicais, transformando o Palácio da Cultura em um grande palco de celebração.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, destacou o sentimento de gratidão e orgulho por mais uma edição de sucesso.

“Encerramos esta edição com o coração cheio. O FDP! é mais que um festival literário — é um encontro de afetos, de memórias e de futuro. Cada doce, cada palavra e cada gesto partilhado aqui reforçam o quanto a cultura campista é viva e potente”, afirmou.

O vice-presidente da FCJOL, Fernando Machado, também ressaltou a dimensão simbólica do festival. “O Festival Doces Palavras é a prova de que a cultura tem o poder de unir e transformar. Este encerramento é, ao mesmo tempo, um ponto final e um novo começo para todos que acreditam na arte como caminho de identidade e esperança”, destacou.

O curador do FDP, Vítor Menezes, ressaltou o sucesso da edição e o simbolismo do retorno do evento ao Palácio da Cultura.

“Esta edição do FDP! mostrou a força do festival como um lugar de grande encontro das tradições do doce e da literatura campistas. Foram momentos muito intensos e de aprendizado, além de ter funcionado perfeitamente no Palácio, que tem tradição e memória afetiva na cultura da cidade. Já estou ansioso para a edição de 2027”, afirmou Vítor Menezes.

O Festival Doces Palavras é uma realização da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, com curadoria da Academia Campista de Letras, Associação de Imprensa Campista, Academia Pedralva Letras e Artes, Fátima Braga e Simone Gonçalves. Contou com o patrocínio do Super Bom e os apoios do Espaço Fátima Braga, Simone Gonçalves Doces, Urban Sketchers, ALB, UBT e Centro Cultural Marcelo Sampaio, além da assessoria da Over Time Soluções Estratégicas e colaboração da NBR – Nação Basquete de Rua.

 

 

Comentários