Por Secom Macaé / Imagem Ana Chafin
Macaé foi sede do Campeonato Carioca de Futsal de Surdos 2025.A programação aqueceu o Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, e foi marcada pela apresentação de talentos e inclusão. Ao todo serão 10 partidas entre os times CESMA (Macaé), ASURJ e AACS (Rio de Janeiro), AXAS (Mesquita) e AFS (Nova Iguaçu). A primeira etapa foi realizada em Petrópolis, no mês de julho.
O Ginásio atraiu torcedores e curiosos, que foram assistir a modalidade esportiva que se adapta às necessidades da comunidade surda, com regras adaptadas e comunicação em Língua de Sinais. Um dos destaques é a ênfase na comunicação visual e gestual.
Além da mobilização da comunidade esportiva estadual, a etapa que contou com 10 partidas confrontos de nível estadual entre associações de diferentes municípios, elevou o padrão competitivo dos jogadores fornecendo referência aos atletas e equipes.
Serve como vitrine e preparo para possíveis competições nacionais ou regionais de surdos, fortalecendo a modalidade. De acordo com o Secretário de Esportes, César Maillet, a presença de diversas equipes é ímpar. “Ao sediar este campeonato Macaé, promove a visibilidade da prática esportiva adaptada contribuindo para a conscientização da importância de acessibilidade e participação plena de pessoas surdas no esporte.

ara o técnico do Centro de Surdos de Macaé (CESMA), André Conceição de Carvalho, a programação em Macaé é essencial, pois serve como vitrine para a realização de possíveis competições nacionais ou regionais de surdos, fortalecendo a modalidade.
Vale lembrar, que este ano, em abril, o Estádio Claúdio Moacyr de Azevedo recebeu a etapa do Campeonato Carioca de Futebol de Surdos. Seis times estão participando da competição. São eles Centro de Surdos de Macaé (Cesma); CESMA - Macaé; AACS - Rio de Janeiro; ASURJ - Rio de Janeiro; AFS - Nova Iguaçu; ASCG - Campos dos Goytacazes; AXAS – Mesquita. A equipe de Macaé conquistou o segundo lugar.
Entre os atletas de Macaé participantes está Wellington Tavares, que esteve na quadra neste sábado (8) e foi convocado em 2024 para integrar a Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), campeã do “Brasileiro-2024”.
“Estou animado em fazer parte deste campeonato. Meu desejo é que o futebol de surdos seja ainda mais reconhecido e valorizado e que eu possa fazer parte da história da federação com disciplina e compromisso”, citou.
Já o técnico do Centro de Surdos de Macaé (CESMA), André Conceição de Carvalho, detalhou que participar de campeonatos em Macaé é essencial.” Não podemos esquecer de garantir oportunidades para atletas surdos. Esta primeira e segunda etapa destacaram potencialidades na aquisição de habilidades físicas, desenvolvimento social e inclusão por meio do esporte” , detalhou.Quem quiser contribuir com a nossa instituição sem fins lucrativos pode acompanhar a página @cesma.oficial.