Por Secom SJB 
Com palestra sobre o tema “Previna, Cuide e Ame”, o Centro Municipal de Práticas Integrativas (CEMPI), da Prefeitura de São João da Barra, encerrou nesta quinta-feira, 30, as atividades do “Outubro Rosa”, de prevenção e combate ao câncer de mama. Ministrada a partir das 9h, no auditório do CEMPI, pela enfermeira Geysa Segundo, a palestra foi dirigida a 60 mulheres assistidas pela instituição, destacando a importância da prevenção e da resiliência no caso de quem se descobre com a doença.
 
Um ponto em destaque no evento foi o depoimento da paciente Bárbara da Silva Souza, atualmente assistida pelo CEMPI, e que emocionou a todos com sua demonstração de força e determinação para vencer o câncer. Ressaltou, em especial, o acolhimento e o trabalho altamente profissional, tanto físico quanto emocional, que recebe da instituição desde o início, representando para ela o suporte necessário para enfrentar a doença.
 
Presente no evento, a psicóloga Edimeia Rangel, com participação ativa no trabalho com as pacientes oncológicas do CEMPI, ressalta a importância do acolhimento em momento tão delicado. “Diante do diagnóstico, seja ele qual for, dando aqui ênfase ao do câncer de mama, é importante o acolhimento da paciente para maior compreensão da doença e estratégias de enfrentamento para aderir ao tratamento e melhor aceitação”, afirma Edimeia.
 
A coordenadora do CEMPI, Jelbiara Maia, também destaca a importância do trabalho prestado às pacientes oncológicas, dentre todas as atividades prestadas pela instituição à sociedade sanjoanense.
 
 
“Podemos dizer que hoje São João da Barra presta aos seus munícipes um atendimento de excelência em diversas áreas, incluindo o que prestamos às nossas pacientes oncológicas, que somam 15, atualmente. Um trabalho prestado com muito amor e dedicação para que elas possam retornar à normalidade de suas vidas, junto às suas famílias”, avalia a coordenadora.