MENU
Campos tem experiência reconhecida pela Fiocruz em plataforma nacional
Por Administrador
Publicado em 31/10/2025 10:35
Educação

A Plataforma IdeiaSUS tem o objetivo de identificar, registrar e divulgar experiências que contribuam para a implementação de soluções locais em saúde pública em todo o território nacional

Por Kamilla Uhl, da Secom Campos / Imagem Divulgação (PSE) 

O trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Campos foi reconhecido e incorporado à Plataforma Colaborativa IdeiaSUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne experiências inovadoras e bem-sucedidas de todo o país na área da saúde pública.


As produções de autoria e coautoria da equipe local, entre elas “Programa Saúde na Escola no Enfrentamento à Covid-19: Relato de Experiência no Município de Campos dos Goytacazes-RJ”, “Programa Saúde na Escola e a Inclusão no Contexto da Pandemia pela Covid-19” e “Construindo Valores na Escola em Tempos de Pandemia”, foram incorporadas ao banco de práticas do IdeiaSUS como resultado da destacada participação do município na Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”.


A Plataforma IdeiaSUS é uma iniciativa cooperada entre a Fiocruz, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Seu objetivo é identificar, registrar e divulgar experiências que contribuam para a implementação de soluções locais em saúde pública em todo o território nacional.


Atualmente, o Programa Saúde na Escola integra a Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT) de Campos, reforçando a articulação entre educação e saúde como pilares do desenvolvimento humano.


“Esse reconhecimento é motivo de alegria e de gratidão. Ele simboliza o esforço coletivo de muitas pessoas que acreditam no poder transformador das ações integradas entre saúde e educação. Cada experiência registrada representa cuidado, sensibilidade e compromisso com nossos alunos e comunidades”, destacou a subsecretária Catia Mello, que coordenou o Programa à época.


O reconhecimento pela Fiocruz reafirma o compromisso de Campos em fortalecer políticas públicas intersetoriais, inovadoras e alinhadas à promoção da saúde e da aprendizagem nas escolas da rede municipal.

Comentários