Formação profissional e tecnologia caminham juntas para aprimorar o atendimento domiciliar e fortalecer a saúde pública do município
Por Secom Carapenus
A conclusão do curso técnico para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Carapebus, realizada nesta quarta-feira (29) no Salão da Câmara Municipal, marcou um grande passo na qualificação da saúde pública no município. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz, que destacou o impacto positivo da formação técnica na qualidade do atendimento à população e nas condições de trabalho dos profissionais.
A formação, com carga horária de 1.275 horas e duração de 18 meses, foi oferecida pelo programa "Mais Saúde com Agente", uma evolução do "Saúde com Agente", e visa fortalecer a atuação dos ACS e ACE no dia a dia das comunidades. Com a oferta de 127.174 vagas para qualificação em todo o Brasil, o curso é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem como pré-requisito o ensino médio completo, ou estar cursando o último ano do ensino médio ou matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para aprovação, é exigido um mínimo de 75% de frequência em cada atividade.
Durante a cerimônia, Marcelo Queiroz parabenizou os profissionais pela dedicação e enfatizou as melhorias que essa formação trará para o município. “Essa qualificação não apenas melhora a competência técnica dos nossos agentes, mas também garante mais precisão nas informações sobre a saúde de nossa população. Com os novos equipamentos, como o de avaliação antropométrica, além de termômetro, oxímetro, pressão arterial e glicemia, eles terão condições de realizar um acompanhamento mais eficiente e preciso dos pacientes”, afirmou.
Ele ainda agradeceu ao prefeito Bernard Tavares pelo apoio contínuo ao setor de saúde, destacando que o município tem se consolidado como referência na região no que tange à gestão pública de saúde. "O prefeito Bernard Tavares tem sido fundamental nesse processo, apoiando e incentivando essas melhorias. Com o modelo de gestão que estamos aplicando, estamos criando uma saúde pública mais estável e de qualidade para todos", completou.
A entrega de novos equipamentos, como balanças de avaliação antropométrica, aparelhos para medir pressão arterial, glicemia, oxímetros e termômetros, complementa o processo de capacitação, permitindo que os profissionais atuem de forma mais precisa no acompanhamento e monitoramento dos pacientes em suas casas.
Essa ação faz parte do compromisso de Carapebus com a melhoria contínua da saúde pública, garantindo mais qualidade de vida para os cidadãos e fortalecendo a rede de assistência social e de saúde do município.