MENU
Carapebus fortalece combate à sífilis com ação de capacitação para profissionais de saúde
Por Administrador
Publicado em 24/10/2025 13:07
Saúde

 

Treinamento sobre tratamento com penicilina para sífilis reforça compromisso da gestão com a saúde pública no município
 
Por Secom Carapebus

Carapebus deu um importante passo no combate à sífilis com a realização de uma capacitação para profissionais da saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na manhã desta quinta-feira (23). A ação teve como foco o uso da penicilina no tratamento da sífilis, uma das principais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que afeta a população.

O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Elomir Tavares Esteves e reuniu médicos, enfermeiros e profissionais da saúde do município. O médico infectologista Marcus Vinícius Mário Miranda foi o responsável por conduzir a formação, explicando as melhores práticas para o diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento contínuo da doença.

A capacitação também reforçou a importância do Teste Rápido de Sífilis, uma ferramenta crucial para o diagnóstico precoce da doença, garantindo que o tratamento comece o quanto antes. O médico enfatizou que o tratamento é eficaz e totalmente gratuito pelo SUS, desde que siga as orientações médicas com a prescrição correta da penicilina.

"O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado fazem toda a diferença para a cura da sífilis. Por isso, estamos comprometidos em garantir que todos os nossos profissionais saibam exatamente como proceder para atender a população da melhor forma possível," afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Queiroz.

Além disso, a estratégia de acompanhamento nas unidades de saúde e a atuação contínua da Estratégia Saúde da Família (ESF) foram destacadas, pois são fundamentais para garantir o sucesso do tratamento e a eliminação da sífilis na população.

Com ações como essa, Carapebus segue investindo na capacitação de seus profissionais, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade, e reforçando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.


 

 

Comentários