Vernissage da mostra “Denancy Anomal: sua cidade como maior fonte de inspiração”, acontecerá às 19h, com entrada franca
Por Antônio Filho (texto e imagem), da Secom Campos
O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) receberá, a partir desta sexta-feira (24), a exposição “Denancy Anomal: sua cidade como maior fonte de inspiração”. O vernissage acontecerá às 19h, com entrada franca, na Sala de Exposições Temporárias. O acervo permanecerá exposto até o dia 29 de novembro, com visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h e, aos sábados, das 9h às 14h. A atividade tem o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Com curadoria de Genilson Soares, fotografia de Mauro Ramalho e coordenação geral de Graziela Escocard, a mostra é uma homenagem à memória de Denancy Anomal (1918-1980), artista campista que mais retratou a cidade em suas pinturas – transformando ruas, praças e paisagens em símbolos da identidade do município.
A exposição é fruto da parceria com e colecionador Gottfried Stützer Junior – amigo de Denancy – que doará 15 obras para o acervo do Museu Histórico, e conta com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG).
“Receber as obras de Denancy Anomal, no acervo do Museu, é um gesto de amor à cidade. Cada tela guarda um fragmento da nossa memória coletiva, um olhar sensível sobre as ruas, as praças e as pessoas de Campos. É uma honra acolher esse legado e garantir que ele permaneça vivo, inspirando novas gerações a reconhecerem a arte e o patrimônio como parte essencial da nossa identidade”, enfatiza a coordenadora dos Museus Municipais, Graziela Escocard.