MENU
Firjan aposta em reencantar o futuro para impulsionar a nova economia
Por Administrador
Publicado em 21/10/2025 18:12
Geral

Casa Firjan promove a 8ªedição do Festival Futuros Possíveis e conecta inovação, estratégia e imaginação como vantagem competitiva em tempos de incerteza

Por Ascom Firjan

A Casa Firjan, o hub de inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, promove nos dias 23 e 24 a 8ª edição do Festival Futuros Possíveis 2025, com o tema “Reencantar o Futuro”, uma provocação necessária em tempos de incerteza, onde imaginar futuros melhores não é mais otimismo, é estratégia corporativa.

“Reencantar o futuro é um ato de gestão. No Festival Futuros Possíveis, mostramos que reencontrar sentidos, reumanizar relações e reconfigurar máquinas não são temas filosóficos e sim decisões estratégicas que afetam produtividade, inovação e competitividade. Em um cenário de policrises e transição econômica, esses eixos apontam caminhos concretos para líderes e empresas que desejam prosperar na nova economia, afirma Bebel Oschery, gerente de Inovação Empresarial da Casa Firjan.

Empresas que prosperam em meio à transformação não são as que apenas reagem às mudanças, mas as que se antecipam, compreendem sinais emergentes e criam narrativas próprias de futuro. É justamente nesse ponto que o Festival se conecta ao mundo dos negócios: durante dois dias de painéis, oficinas e palestras, especialistas do Brasil e do mundo vão traduzir tendências globais em insights práticos para lideranças, indústrias e organizações que buscam inovar com propósito.

Entre os destaques, o Lab de Tendências da Casa Firjan apresenta as “Macrotendências 2026-2027”, documento que há oito anos apoia planejamentos estratégicos de empresas ao antecipar riscos e identificar oportunidades. A coordenadora do Lab, Carol Fernandes, destaca que “entender o futuro deixou de ser curiosidade para se tornar ferramenta de competitividade”.

Outro nome aguardado é o do norte-americano Peter Bishop, referência mundial em foresight estratégico, que mostrará como combinar conhecimento e imaginação pode transformar a incerteza em princípio de inovação. A abordagem é aplicada por corporações globais para orientar decisões de longo prazo em contextos complexos.

No mesmo espírito, o painel “Inovação, dados e poder: a nova ordem global”, com o podcaster Tanguy Baghdadi e Claudia Trevisan, diretora do Conselho Empresarial Brasil-China, discute as implicações da corrida tecnológica internacional e o posicionamento estratégico do Brasil no cenário da economia de dados e da inteligência artificial.

O evento ainda traz discussões que extrapolam a tecnologia e chegam à essência do trabalho e da liderança. O painel “Novos paradigmas para liderar em sistemas complexos” apresenta a ideia de “neoliderança” — um modelo que integra inovação, consciência e regeneração — com Alex Marson e Helena Bertho, executiva reconhecida em diversidade e inovação.

Em meio à era da hiperdigitalização e das disrupções aceleradas, o Festival propõe uma pausa para reflexão: como reencantar o olhar sobre o futuro pode ser o que falta para destravar o próximo ciclo de prosperidade?

A Casa Firjan, em Botafogo, zona sul do Rio, espaço de inovação da indústria, referência nacional em discussões sobre futuro do trabalho, aposta que imaginar é o primeiro passo para construir. E que a criatividade, a ética e o encantamento — quando combinados à inteligência de dados e às novas tecnologias — podem gerar estratégias mais humanas, inovadoras e sustentáveis para empresas e para a sociedade.

 Serviço:

Festival Futuros Possíveis 2025 – Reencantar o Futuro

Casa Firjan – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo – Rio de Janeiro

23 e 24 de outubro de 2025

 

Programação completa e inscrições no site: https://futurospossiveis.casafirjan.com.br/home

Comentários