Conduzida pelo guia de turismo André Pinto, eles conheceram pontos como Centro Cultural Narciza Amália, Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, Cais do Imperador e Igreja Matriz de São João Batista
Por Secom SJB
Um grupo de estudantes do curso de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) – campus Campos – participou de um tour guiado por pontos históricos de São João da Barra, como parte da disciplina “Tópicos Especiais de História – Escravidão, Cultura e Linguagem”, ministrada pelo professor Carlos Eugênio Soares de Lemos. A visita, nesta terça-feira, 14, foi conduzida pelo guia de turismo André Pinto, integrante da equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
Durante o percurso, os alunos visitaram pontos turísticos, como o Centro Cultural Narciza Amália e o busto da poetisa, a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia), o Cais do Imperador e a Igreja Matriz de São João Batista. O passeio teve como objetivo proporcionar uma vivência prática dos conteúdos discutidos em sala de aula, especialmente sobre o papel histórico desde a Vila de São João da Praia no contexto da escravidão, do comércio fluvial e da formação cultural da região.

O professor Carlos Eugênio destacou a relevância da experiência para os alunos. “Esse passeio foi crucial, muito importante, para materializar boa parte do que venho discutindo com eles sobre a importância dessa vila, sobre as relações que eram estabelecidas aqui, o porto, o Paraíba, o escoamento da produção, a escravidão. Tudo isso eles puderam ver in loco”, contou.
O professor recebeu das mãos de André Pinto um exemplar da obra de João Oscar "Juventude Vermelha", doada à biblioteca da UFF e do livro "Narciza Amália, Poeta da Liberdade", do autor sanjoanense Bruno Costa.
Para André Pinto, a experiência com os estudantes foi muito proveitosa. “Alguns se interessaram em fazer seus trabalhos acadêmicos com os temas aqui abordados, entre eles um sanjoanense, filho do compositor e carnavalesco sanjoanense Eleacyr Cajueiro”, destacou. Ele ainda completou com notícia de que este guiamento se tornará projeto da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer com a UFF para receber todo semestre estudantes em São João da Barra.