MENU
Macaé: Projeto 'Que Mato é Esse?' celebra chegada da primavera com plantio de hortaliças
Por Administrador
Publicado em 25/09/2025 11:13
Geral

Por Carla Cardoso, da Secom Macaé

Em celebração à chegada da primavera, o projeto “Que Mato é Esse?” promoveu novos plantios em escolas e instituições de Macaé. A ação teve início na terça-feira (23), na creche do Lagomar. O plantio aconteceu, também, nas creches do Morro de São Jorge e Malvinas. A agenda segue em outros locais atendidos pelo projeto como o Sentrinho e Recanto dos idosos.

Nesta quarta-feira, uma nova creche recebeu o plantio: a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, totalizando, atualmente, 10 canteiros comunitários no projeto.

“Só nesta escola, plantei 100 hortaliças no canteiro (alfaces roxa, crespa e lisa, chicória, couve chinesa, beterraba, repolho roxo e tomate cereja). Já deixei as orientações, os canteiros devem ser molhados duas vezes por dia: pela manhã, antes das 10h, e a outra à tarde, depois das 16h”, orienta Jaques Cavalcanti, coordenador e responsável pela criação do “Que Mato é Esse?”.

Segundo Jacques, o envolvimento das crianças é importante para ensinar, na prática, a respeito aos seres vivos e seus cuidados.

“No total, trouxemos mais duas mil mudas, entre alface crespa, alface lisa, alface roxa, alface americana, couve chinesa, chicória, beterraba, repolho roxo, rabanete e tomate cereja. Na terça, plantamos na creche do Lagomar e levamos para o Sentrinho. Na quarta, também estivemos nas unidades de saúde do Campo D’ Oeste e Visconde, pela manhã, e à tarde, além da creche das Malvinas, levamos para a creche do Morro de São Jorge. Nesta quinta, o plantio aconteceu na ILPI do Hotel de Deus – que também é uma nova horta – Lar de Maria, para a sede da Secretaria Municipal da Mulher e canteiro do Recanto dos Idosos”, enumera Jacques.

 

A iniciativa é ligada à Secretaria Municipal de Saúde e existe há nove anos. A ação, segundo conta o coordenador, nasceu com objetivo de integrar a população com o contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. A proposta é realizar o cultivo como prática integrativa, social e educacional. Para isso, os canteiros preparados nas instituições contam com o apoio técnico para o preparo da terra, plantio e colheita. O que é colhido é aproveitado para consumo dos participantes além de ser doado a instituições sociais.

Os 10 canteiros comunitário do projeto estão nos seguintes locais: Creche do Lagomar, Sentrinho, Creche Morro São Jorge, ESF Campo D’Oeste, Lar de Maria, Recanto dos Idosos, ESF Visconde, Secretaria Municipal da Mulher, Creche da Malvinas, ILPI do Hotel de Deus. A Casa dos Idosos, Toca de Assis, Centro de Apoio à População em Situação de Rua (Centro POP). E APAE também recebem doações durante as colheitas.

 

 
Comentários