MENU
Educação de SJB ganha visibilidade em congresso nacional
Por Administrador
Publicado em 24/09/2025 13:16
Educação

Por Secom SJB

 

A Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra (Semed) participou do XVII Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC), realizado de 18 a 20 de setembro, na Universidade São Francisco (USF), em Campinas (SP). A coordenadora Multidisciplinar, Michelle Mota, e a psicóloga Fernanda Brant representaram o município no evento.

 

Durante a programação, a psicóloga Fernanda Brant apresentou o projeto Ampliando Horizontes: Orientação Profissional (confira aqui), para jovens estudantes de São João da Barra-RJ, desenvolvido com alunos do 8º e 9º anos e do Acelera (AIII). A iniciativa já envolveu cerca de 400 estudantes em atividades voltadas ao autoconhecimento, à escolha profissional e à exploração de percursos formativos como ensino técnico, profissionalizante, militar e jovem aprendiz.

 

Entre os resultados, o projeto Ampliando Horizontes contabilizou 131 inscrições de estudantes nos processos seletivos do IFF e da Faetec para 2025.1, além da criação de um Guia Digital de Informações, realização de palestras na Marinha, encaminhamentos para programas como o PTPA e Start Digital, e visitas guiadas ao IFF - Campus Campos - Centro. Ao todo, 12 escolas foram contempladas de forma direta ou indireta.

 

A psicóloga destacou a importância de levar a experiência do município a um evento de referência nacional. “O Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira é um evento de referência para orientadores profissionais de todo Brasil. Levar a experiência que estamos tendo em São João da Barra permite dar visibilidade ao município e agrega valor ao trabalho, na medida em que mostramos a possibilidade de desenvolver orientação profissional em contextos educativos de educação pública municipal”, afirmou.

 

Ela ressaltou ainda que os impactos do projeto vão além dos números. “Sempre digo que este é um trabalho que, assim como tudo que realizamos na Educação, é difícil mensurar com exatidão o seu alcance. São sementes plantadas que podem germinar hoje, amanhã ou daqui algum tempo. O mais importante é mostrar que existem caminhos, fazendo os olhos de nossos estudantes brilharem, estimulando a continuidade dos estudos e desejos profissionais”, completou.

 

Com o tema “Pluralidade na OPC: Abordagens e Intervenções”, o congresso reuniu conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas práticas, discutindo a inserção da orientação profissional em diferentes contextos sociais e culturais.

 

Para a coordenadora da equipe Multidisciplinar da Semed, Michele Mota, a participação reforçou o papel estratégico da rede municipal no campo da orientação profissional: “O Congresso é a oportunidade de conhecer o cenário, para que possamos avaliar nossa realidade e traçar metas de médio e longo prazo em prol do desenvolvimento de nossos alunos”, destacou.

 

O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, elogiou a atuação da equipe e a escolha do projeto. “A participação da equipe Semed neste congresso mostra o comprometimento de nossa rede com práticas inovadoras e inclusivas. O Projeto Ampliando Horizontes traduz nossa preocupação em preparar os estudantes para o futuro, ampliando suas possibilidades de formação e carreira. É motivo de orgulho ver São João da Barra sendo reconhecida nacionalmente por iniciativas tão relevantes”, ressaltou.

Comentários