A iniciativa certificou homens e mulheres em cumprimento de pena nos cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo
Por Governo do Estado / Imagem Divulgação (Gov RJ)
Mais de 40 pessoas em cumprimento de pena foram certificadas na manhã de quinta-feira (04), durante a cerimônia de formatura realizada no Auditório 11 da UERJ, por meio do Programa Mudar de Vida: Perspectiva Além do Horizonte.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, nasce da parceria entre a Fundação Santa Cabrini e o IFHT da UERJ. O programa certificou homens e mulheres em cumprimento de pena nos cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Empreendedorismo, oferecendo ferramentas essenciais para o retorno ao mercado de trabalho e criando novas oportunidades de recomeço, autonomia e integração social para aqueles que buscam reescrever suas histórias.
O evento contou com a presença de autoridades, incluindo o Presidente da Fundação Santa Cabrini (FSC), Clécius Silva de Sousa; o Diretor de Produção e Comercialização da FSC, Alexandre Augusto Gonçalves; o Subsecretário de Reintegração Social, Vitor Waynne Barreto; o Assessor-Chefe da Reitoria da UERJ, Jorge José de Carvalho; o Diretor do IFHT, Carlos Alberto de Oliveira; representando o Programa Mudar de Vida, César Seleri B. Bittencourt; e a Presidente da FIA, Joseane Assis.
Transformação e esperança
Durante a cerimônia, o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa, ressaltou o impacto do programa:
- Cada certificado entregue aqui representa mais do que conhecimento técnico: representa esperança, resiliência e a oportunidade de reescrever histórias. Acreditamos que todos têm direito a um futuro melhor, e o Programa Mudar de Vida mostra que é possível transformar vidas através da educação e da valorização humana.
Para Saonara dos Santos, 26 anos, a formatura marcou um ponto de recomeço em sua trajetória:
- Este momento é muito importante para mim. Nunca pensei que teria a chance de estudar e receber uma certificação dentro dessa realidade. Hoje me sinto capaz de construir um futuro diferente, com mais oportunidades e dignidade.
Além dos cursos, os participantes têm acesso a uma rede de atendimentos psicossociais, que inclui encaminhamentos para emprego, orientação sobre pecúlio e salário, emissão de documentação, apoio psicológico, atendimentos voltados às famílias, assistência jurídica, suporte em saúde, acompanhamento estudantil e visitas técnicas.
O Programa Mudar de Vida reforça a importância da educação e da capacitação profissional como ferramentas de inclusão social, contribuindo para que homens e mulheres em cumprimento de pena possam retomar suas vidas com dignidade e autonomia.