Governo do Estado entrega uniformes e kits completos para atletas que vão competir nos Jogos da Juventude 2025 em Brasília
Por Administrador
Publicado em 29/08/2025 13:26
Geral

Resultados obtidos na edição estadual dos Jogos Escolares garantem presença do Time RJ nas 19 modalidades do evento nacional

Por Governo do Estado / Imagem Philippe Lima

De malas prontas para Brasília! Com a bagagem cheia de disposição e um kit completo de uniforme e acessórios. Assim embarcam, a partir do dia 8 de setembro, os 184 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão representar, em setembro, o Estado pelo Time RJ em todas as 19 modalidades dos Jogos da Juventude 2025. A competição acontece entre os dias 10 e 25 de setembro, e nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio Guanabara, a equipe recebeu das mãos do governador Cláudio Castro e  do secretário de Esporte e Lazer Rafael Picciani, todos os itens necessários para esta edição.

Na ocasião, a delegação foi homenageada com um álbum de figurinhas personalizado, repleto de imagens de todos os estudantes-atletas e da comissão técnica do Time RJ. A ideia foi transformar em memória viva esse momento marcante da vida destes jovens, que brilharam e tiveram destaque na edição estadual dos Jogos Escolares (JERJ).

- Nada me deixa mais orgulhoso do que ver nossos atletas levando o talento e a dedicação do povo fluminense para o Brasil. Nossa missão é valorizar o esporte de base e incentivar a formação desses estudantes. Também estamos aqui lembrando a importância do Bolsa Atleta RJ, nosso programa que dá suporte à uma rotina de disciplina, prática esportiva, proporcionando sonhos e garantindo cidadania a esta equipe. Todos aqui já deram o primeiro passo para receberem o benefício – ressaltou o governador.

A competição

Os Jogos da Juventude acontecem anualmente, sempre em estados diferentes, e são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Desde 2000, o evento tem sido chave pra revelar craques do esporte no Brasil. Cerca de 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país disputarão medalhas nesta edição. Os jovens têm até 17 anos e são de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

- Mais uma oportunidade de reforçar o compromisso do Estado com o esporte e a juventude, estimular os atletas, reconhecendo publicamente seus méritos, e comunicar à sociedade a importância deste tipo de investimento como ferramenta de transformação social e inclusão – reforçou o secretário de Esporte, Rafael Picciani.

Sonhos por medalhas

Aos 16 anos, o judoca Rafael Alves Fonseca é um dos grandes destaques do esporte escolar no Rio de Janeiro. Morador da comunidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, ele cresceu cercado pela força e dedicação de sua mãe, Karla Barbosa, e de sua avó, Maria da Guia Barbosa. Sem a presença do pai desde a infância, Rafael aprendeu cedo que os obstáculos só podem ser vencidos com resiliência e coragem.

- O frio na barriga faz parte antes de entrar em qualquer competição e estou indo para trazer medalhas. Desfilar no evento com o uniforme do Time RJ vai ser muito bom, será um momento histórico - comentou Rafael.

Medalhista de prata nas últimas duas edições dos Jogos da Juventude, a ginasta Helena Guimarães, de 14 anos, sonha pela busca da medalha de ouro.
 
-  Estou muito feliz de participar desse time, de estar representando o Time RJ. Ansiosa para chegar à competição e recebendo esse kit hoje do Governo do Rio, faz toda a diferença para os atletas que estarão lá em Brasília. Eu espero trazer uma medalha para a gente – disse a atleta do Time RJ.

Comentários