Por Secom SJB
A Secretaria de Educação de São João da Barra, por meio do Departamento de Supervisão de Ensino, promoveu formação para cerca de 150 secretários de escolas, auxiliares de secretaria e administrativos nesta quarta-feira, 20, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo foi promover o reconhecimento do papel estratégico dos profissionais para o bom funcionamento da escola, além de possibilitar um espaço de trocas e reflexões visando o enriquecimento da qualidade do trabalho executado.
“Temos recebido um público cada vez maior e, muitas vezes, transferido de uma escola para outra. Realizamos essas capacitações para desenvolver habilidades, visando padronizar a documentação da rede e garantir mais clareza no processo de transferências e históricos. Nosso objetivo é cumprir a legislação, tornar o serviço mais eficiente e, ao mesmo tempo, acolher os profissionais, para que se sintam apoiados pela secretaria”, afirmou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.
A formação contou com a participação do filósofo Carlos Eduardo Cardoso, que palestrou sobre o tema “Novos Desafios e Expectativas da Secretaria Escolar Hoje”, do psicólogo Salvador Pereira Campos Corrêa Júnior, ministrando sobre “Desafios e Caminhos nos Relacionamentos da Comunidade Escolar”, e do professor Lucian Roberto Cravo Júnior, que ficou incumbido de desenvolver a atividade interativa.

A coordenadora do Departamento de Supervisão de Ensino, Luciane Pavoni, ressaltou a importância da formação para promover a construção coletiva de saberes e o fortalecimento do trabalho. “Este momento foi pensado com carinho e responsabilidade, porque acreditamos na formação contínua como caminho para a ampliação do conhecimento, para o aprimoramento das práticas e para o fortalecimento dos vínculos entre todos que compartilham do mesmo propósito. Tenho a certeza que esta formação foi inspiradora, e que cada fala, cada troca e cada reflexão contribui para o crescimento profissional de todos”, ponderou.
Entre os auxiliares de secretaria estavam presentes Renata de Lima, da E.M. Manoel Ducas de Brito, em Caetá, e Gabriel Pereira, da C.M. Saul de Oliveira e Silva, em Atafona, e a secretária de escola Simone Muylart, da E.M. Elysio de Magalhães, em Barcelos. Todos eles detalharam que a formação foi bastante produtiva. “Esta formação foi fundamental para alinhar o propósito da Secretaria junto à comunidade escolar, tirando dúvidas e transmitindo orientações e procedimentos técnicos para dinamizar e dar mais agilidade aos serviços”, disse Gabriel.