Com o objetivo de garantir a eficiência e reforçar o sistema de distribuição de água, diminuir os impactos no fornecimento devido a vazamentos e reduzir os índices de perdas de água tratada, a Rio+Saneamento coloca em operação, nesta segunda-feira (18/08), uma nova rede de distribuição construída com tubulação mais moderna e resistente, que atualiza a infraestrutura hídrica de 20 ruas e avenidas de Vila Ibirapitanga, em Itaguaí.
A ação faz parte de um projeto voltado à modernização do sistema de abastecimento do município, que já entregou em Vila Ibirapitanga cerca de 13 km de novas redes, garantindo maior durabilidade, resistência e capacidade de vazão. Essas melhorias já se refletem em um abastecimento mais regular e eficiente para cerca de 800 famílias.
As intervenções deste projeto vêm sendo realizadas há 10 meses e, atualmente, contemplam as seguintes ruas e avenidas: Antônio Francisco de Paula, Euclides da Cunha, Babaçu, Frei Caneca, Itacuruçá, Largo Piranema, Mazomba, Machado de Assis, Marajoara, Mário Teles, João Alfredo, José do Patrocínio, Padre Roma, Saldanha da Gama, Imperatriz Leopoldina, Valdir Ribeiro Novaes, Avenida Rio Negro, Avenida Cotegipe, Avenida Lord Cochrane, Avenida Sílvio Germiniano, Avenida São João, entre outras.

Em Itaguaí, nos três anos de operação da Rio+Saneamento, já foram instalados mais de 30 km de redes de água, garantindo o acesso à água tratada e de qualidade para moradores de diversas regiões, entre elas os bairros Teixeiras, Vila Ibirapitanga, Amendoeiras e Coroa Grande. No período, a concessionária aplicou mais de R$ 60 milhões no município, valor que inclui obras de expansão, aquisição e instalação de novos equipamentos, além da implantação e reforma de unidades.
Desativação da rede antiga no dia 18
A desativação da rede antiga ocorrerá na segunda-feira (18/08), quando a nova rede entrará em operação. Para que as residências sejam abastecidas pela nova infraestrutura, os moradores precisam realizar a interligação do ramal interno de suas casas até o hidrômetro instalado pela concessionária.
Nos últimos meses, durante o período das obras, equipes da concessionária estiveram atuando no bairro para informar moradores e comerciantes sobre a necessidade dessa interligação. Esse trabalho de comunicação continuará na próxima semana na região.
Quem ainda não possui cadastro na concessionária pode solicitá-lo pelo telefone 0800 772 1027, que também oferece atendimento via WhatsApp.