O complexo comercial também irá dar refeições, roupas e produtos de higiene pessoal os participantes. além de cursos de capacitação profissional
Por Diário do Rio / Foto Divulgação
O NorteShopping dá início, nesta terça-feira, 08 de julho, à 5ª edição do programa NorteShopping Acolhedor, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da Prefeitura do Rio. Durante todo o mês, o programa estima receber por noite, cerca 25 a 30 pessoas em situação de rua para serem acolhidos nas dependências do complexo comercial.
Além de abrigo, refeições, roupas e produtos de higiene pessoal os participantes têm acesso a cursos de capacitação de agente de portaria e agente de asseio, para que sejam capacitados a voltar ao mercado de trabalho. Nos quatro primeiros anos de realização do projeto, 51 pessoas saíram empregadas e 19 retornaram aos seus lares de origem.
“O NorteShopping Acolhedor é uma iniciativa que gera oportunidade e acolhimento real. Nosso objetivo é garantir que as pessoas resgatem sua autoestima e dignidade. É muito significativo ver essas pessoas retomando metas e sonhos, seja por meio de um emprego ou do retorno ao convívio familiar”, conta Renato Souza, coordenador de segurança do NorteShopping.
Durante 30 dias, os participantes do programa chegarão ao shopping no período da tarde a bordo das vans da Secretaria de Assistência Social. Eles são recepcionados e direcionados ao banho e higiene pessoal. Em seguida, o time do shopping serve o jantar e, ao término, eles têm tempo livre para entretenimento em um espaço dedicado com TV, mesa de totó e tênis de mesa, canto de leitura com livros. Às 22h, é momento para descansar e dormir.
Ao amanhecer, os acolhidos recebem o café da manhã e toda a assistência da Prefeitura, como auxílio para a retirada de documentos. Durante todo o período, permanece no local a equipe de suporte, composta por vigilante, bombeiro civil e educador social da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os grupos também serão convidados a uma noite de diversão no cinema e teatro.
Somente em 2024, foram cerca de 1700 refeições entre jantar e café da manhã, 14 reintegrações ao mercado de trabalho, 14 pessoas inscritas no curso de marcenaria e mais de 30 pessoas com certificados em agente de asseio e portaria.
A parceria entre o NorteShopping e os órgãos públicos disponibilizou ainda caixas de doações nos corredores do shopping para receber roupas e itens de higiene pessoal e alimentos. Caso as doações ultrapassem as necessidades do grupo atendido pelo NorteShopping Acolhedor este ano, os itens serão encaminhados pela SMAS para atender a outras pessoas necessitadas.
“É com grande honra e alegria que chegamos à 5ª edição do NorteShopping Acolhedor. Mais um ano buscamos resgatar a cidadania e a dignidade de uma parcela da população muitas vezes invisibilizada. Fico muito feliz em fazer parte dessa parceria entre o poder público e a iniciativa privada que mostra que, juntos, podemos mudar a vida de muitas pessoas”, conta Marcia Accioly, Assistente Social e Coordenadora da 3ª CAS – SMAS