Encontro reuniu gestores municipais para promover integração e ações conjuntas em benefício da inclusão
Por Governo do Estado
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu um importante passo na construção de políticas públicas inclusivas com a criação do Fórum Estadual de Gestores de Políticas para Pessoas com Deficiência (FGPD). A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira (29) com representantes municipais e estaduais para discutir estratégias e ampliar a efetividade das ações voltadas às pessoas com deficiência em todo o território fluminense.
Promovido pela Subsecretaria de Políticas Inclusivas, vinculada à Secretaria da Casa Civil, a iniciativa nasce com a missão de integrar esforços entre Estado e Municípios, promovendo o diálogo contínuo, a troca de experiências e a elaboração conjunta de medidas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O fórum também atuará na formação de grupos de trabalho temáticos, projetos intersetoriais e iniciativas que fortaleçam a participação social e a rede de apoio.
O grupo foi composto por representantes dos municípios que atuam na pauta da pessoa com deficiência, além de membros do Comitê Estadual de Gestores e de secretarias e órgãos estaduais como Saúde, Educação, Cultura e Economia Criativa, Turismo, Trabalho e Renda, SUDERJ, Mulher, Ciência e Tecnologia, entre outros.
- Estamos reunindo, em um só espaço, órgãos estaduais e municipais para tratar de uma pauta única: os direitos das pessoas com deficiência. O Fórum simboliza a força da articulação coletiva e o compromisso do Governo do Estado em consolidar políticas públicas inclusivas que alcancem quem mais precisa - destaca Bianca Pacheco, subsecretária de Políticas Inclusivas.
Entre as competências do fórum estão: sugerir diretrizes para políticas públicas inclusivas, fomentar a criação de conselhos municipais, promover eventos de sensibilização, acompanhar a execução de programas e incentivar a criação de órgãos municipais específicos para a pessoa com deficiência.
Com o lançamento do Fórum Estadual, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a inclusão, promovendo uma nova etapa na consolidação de uma sociedade mais acessível, justa e participativa para todos.