Por Ascom Macuco / Foto Wesley Marques
entro ‘Edilma Antunes Vieira’ homenageia cidadã dedicada ao bem-estar da comunidade e equipamento amplia atendimento à população da cidade
Mais um importante passo foi dado pela Gestão Municipal de Macuco no fortalecimento da rede de proteção social. Nesta sexta-feira, 4 de abril, foi inaugurado, no centro da cidade, o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que leva o nome de CREAS Edilma Antunes Vieira, em tributo a uma mulher que marcou gerações com sua dedicação à família, à solidariedade e à vida comunitária.
A solenidade contou com a execução dos hinos Nacional e do Município de Macuco, seguida pelos pronunciamentos das autoridades presentes. A secretária de Desenvolvimento Social, Tatiane Bormevet, destacou a relevância do equipamento para os usuários da assistência social. Também discursaram o secretário de Governo e Gestão, João Vitor Pontes, falando pelo secretariado; o vereador Alessanio Badini, representando o Poder Legislativo; o vice-prefeito João Batista Oliveira; e o Pastor Anélio Martinelli, que falou em nome da família da homenageada e fez uma belíssima oração.
Coube à prefeita Michelle Bianchini encerrar os discursos e oficializar a inauguração, ressaltando a importância do novo CREAS para acolher, orientar e encaminhar cidadãos em situação de vulnerabilidade. A cerimônia também foi marcada pela presença simbólica da Guarda Mirim Municipal, representando o futuro da cidade e o espírito de cidadania que o novo espaço pretende incentivar.
Instalado próximo à Rodoviária Municipal, o CREAS é uma unidade pública essencial dentro da política de Assistência Social. A partir de agora, passa a ofertar serviços de proteção especializada, apoio jurídico, auxílio documental, mobilização comunitária e orientações diversas para pessoas que tiveram seus direitos violados ou vivem em risco social, reforçando o compromisso de Macuco com uma sociedade mais justa e acolhedora.