Já são contabiizadas mais de 500 pessoas entre desabrigados e dealojados
Com Informações do Diário do Rio
Estado do Rio contabiliza até o momento, quinhentas pessoas desalojadas e nove desabrigadas por causa das fortes chuvas das últimas horas. Não há registro de óbitos relacionados ao temporal. Angra dos Reis e Petrópolis são as cidades mais afetadas.
Angra decretou situação de emergência e em Petrópolis, o Rio Quitandinha transbordou alagando várias ruas. Algumas ruas dos bairros do Quitandinha, Nogueira, Val Paraíso, Itamarati, Independência e do Centro de Petrópolis permanecem interditadas.
A Defesa Civil da cidade de Petrópolis registrou mais de 99 chamadas, por causa das fortes chuvas que castigam o município da Região Serrana do Rio desde a noite da última sexta-feira (4). Segundo dados da prefeitura, os principais motivos de acionamento foram deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes e alagamentos.
No final da noite de ontem, a Prefeitura decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas deste fim de semana.
Outras cidades que também estão sendo abaladas pela chuva que não dá trégua são: Teresópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Mangaratiba.
No total, na cidade do Rio, ao menos 110 ocorrências, como quedas de árvore e bolsões d’água em vias, foram registradas. Desse número, mais da metade envolveram árvores. Foram 56 quedas de troncos ou galhos sobre a rede elétrica, em via pública ou em imóveis.
Segundo o último balanço da Defesa Civil Municipal, houve 142 chamados nesse perídodo, sendo 59 emergenciais. As ocorrências mais graves registradas na cidade, segundo o órgão, foram dois deslizamentos e um desabamento. Não houve vítimas.
Na Travessa São Jorge, na localidade de Rio da Prata, em Bangu, na Zona Oeste, foi registrado um deslizamento após a margem de um rio ceder. No Morro do Andaraí, uma escadaria deslizou, na Rua Leopoldo. Também foi contabilizado um desabamento na Rua Silvio Costa, em Anchieta. Dois imóveis foram interditados devido à ocorrência.
Na Rua Francisco Eugênio, em São Cristóvão, parte do revestimento da fachada se desprendeu de um imóvel em consequência da chuva. Ninguém ficou ferido.