Macaé: Vigilância Ambiental realiza várias ações no município
Geral
Publicado em 17/02/2025

Por Secom Macaé

A Gerência de Vigilância Ambiental realizará ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável em transmitir dengue, chikungunya e zika vírus. O trabalho acontecerá de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), na área urbana e também na Região Serrana do município.

Os agentes de combate a endemias estarão realizando o trabalho de mutirão com visitas domiciliares, para identificar possíveis focos do mosquito Aedes, aplicando larvicida e também orientando os moradores no Barra do Sana e Fazenda da Prata, segunda-feira (17); no Frade, terça-feira (18); Cachoeiro de Macaé, quarta-feira (19); Cabeceira do Sana, quinta-feira (20) e Arraial do Sana, sexta-feira (21).

Estão agendadas visitas em pontos estratégicos, como empresas, borracharias, ferro velho e órgãos públicos, os agentes visitarão os bairros Lagomar, Aeroporto, Centro e Botafogo. Já a Vigilância Ambiental Itinerante estará na terça-feira (18), orientando os moradores de Boa Alegria.

O carro fumacê estará na terça-feira (18), às 5h, no bairro Novo Horizonte e na quinta-feira (20), 18h, na Imbetiba. Já o controle do culex, será segunda-feira (17), no canal Campos Macaé I; terça-feira (18), Campos Macaé II, quarta-feira (19), Campos Macaé II e na quinta-feira (20), no Parque Aeroporto na Rua 62.

Será realizado ainda o Reconhecimento Geográfico (RG), no bairro Visconde de Araújo. O objetivo é determinar o número de casas e anexos existentes na área previamente delimitada, numerá-las e classificá-las de acordo com o tipo de construção e fornecer os dados necessários sobre vias de acesso e situação de cada localidade em relação às localidades vizinhas, coleções hídricas, bem como, as condições sanitárias e os meios de comunicação.

 

Os agentes farão ainda uma pesquisa entomológica que é o estudo científico de insetos no Sana. Os entomologistas podem estudar uma variedade de tópicos, incluindo a biologia, ecologia, comportamento e taxonomia de insetos. Eles também podem estudar o papel dos insetos na transmissão de doenças, na agricultura e em outros ecossistemas.

 

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Comentários