Município pode passar por grande transformação e prefeito pode ser divisor de águas
As águas que caíram em São Fidélis no último final de semana podem ter dado a tônica da administração do município pelos próximos quatro anos. Em todos os cantos, pontos graves de alagamento, desabamento e consequente destruição teve a presença do governo municipal E nesses momentos não há nada mais confortante do que a presença do poder público e do seu gestor maior, transmitindo solidariedade e certeza de que aquele momento vai passar e a volta por cima se dará logo após as intempéries.
Nesta quarta-feira (1º), 48h após um quadro desolador de inundação de grande parte do município, o prefeito José William Ribeiro Oliveira foi reconduzido ao cargo de prefeito para um mandato de quatro anos, cargo esse conquistado pelo seu comportamento desde que assumiu em março do ano passado. Ele tem demonstrado uma capacidade enorme e muita disposição para o trabalho, e para alguns, parece que não desceu do palanque. E é exatamente essa imagem que o prefeito tenta mostrar para a população, de que o prefeito candidato é o prefeito que assumiu compromissos e vai cumpri-los.
- Não enganamos ninguém. A nossa pegada na campanha não era uma propaganda para nos elegermos, tudo era natural para realização de um sonho. Nos preparamos para isso, desde o mandato como vereador e espelhando em grandes prefeitos que administraram o nosso município. Lógico, os tempos mudaram e agora requerem muito mais dedicação, com a corrida atrás de recursos, bom relacionamento com todos os políticos, dos locais até Brasília. Aprendemos isso e estamos preparados para esse grande desafio. Não tenho vaidade de escrever o meu nome como maior da história fidelense, mas isso poderá vir naturalmente, pois a população pode ter certeza, e estamos demonstrando isso, que disposição para o trabalho não nos falta – garante José William.
O prefeito, que tem viajado muito ao Rio e à Brasília, já garantiu recursos para várias áreas, e baseado nisso espera alcançar muitos avanços. Um dos exemplos é a sonhada ciclovia, cuja verba para construção já foi garantida pelo governador Cláudio Castro. A ampliação da sede da Apae, cujo o déficit de atendimento será minorado, é uma realidade. Nesses últimos meses foram conquistadas verbas para saúde, meio ambiente, assistência e inclusão social. E há muito mais para ser feito, “para garantir a qualidade de vida dos fidelenses”, afirma.
José William tem mantido a coerência da campanha, principalmente, no que tange a “governar para todos”. Ele tem tido olhos para o funcionalismo, para a educação, para saúde, sempre com sensibilidade e pregando respeito ao erário público.
A administração tem sido bem aprovada pela população, mormente pelo dinamismo implementado, que se destaca com presença e resolução de problemas. Aos que duvidam da longevidade dos méritos desse primeiro momento, a resposta do prefeito é sempre a mesma:
“Estou realizando um sonho, e este sonho é para cuidar das pessoas e do município. Tenho consciência de que não posso decepcionar, pois seria uma vergonha para o meu pai, que está olhando para mim, e para toda a minha família. Eu estou preparado e a população fidelense pode ter certeza de que eu vou entregar o município muito melhor do que quando assumi”- disse.
Posse
Na sessão solene de posse, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), na quadra de esportes Humberto Lusitano Maia, José William e seu vice Fabio Abreu reafirmaram todos os compromissos assumidos na campanha, garantindo que os próximos quatro anos serão promissores, com base em muito trabalho e dedicação, contando com a colaboração da população, pois “não adianta o governo querer avançar, mas as pessoas não colaborarem.
Além do prefeito e do vice, tomaram posse os nove vereadores eleitos e diplomados. As novidades na Câmara Municipal são José Guilherme Ribeiro, do MDB, e Mayky de Jesus Alvarenga, do Republicanos.
Eleição da Mesa
Eleito por unanimidade, o vereado Carlos Rogério Silveira assumiu o seu oitavo mandato como presidente da Casa de Leis. Com ele foram eleitos Carlos Humberto Fratani, 1º vice-presidente; Amauri Araújo, 2º vice-presidente; Erick Lopes, 1º secretário; e, Chico de Dadal, 2º secretário. O vereador Alessandro da Farmácia foi eleito como corregedor geral da Câmara.
Secretários
Em relação à nomeação do secretariado, o prefeito José William afirmou que a divulgação virá a partir desta quinta-feira (2). “Os secretários estarão trabalhando em consonância comigo, sempre atendendo à população e aos vereadores.
Desafio
Pergunta se o temporal que arrasou a cidade no final de semana foi um teste, afirmou que o teste será recuperar mais de 100Km de estradas vicinais, revelando que já está trabalhando para conseguir recursos nesse sentido.
Presenças
A sessão solene contou com a presença de enorme público, que lotou as arquibancadas e toda a quadra Humberto Lusitano Maia. O pastor Ewerton Mury e o padre Gilberto abençoaram os empossados. Em seguida, o primeiro secretário Erick Lopes reafirmou as responsabilidades e os compromissos da câmara. O vice-prefeito, Fábio Abreu, afirmou que é um vice que vai trabalhar, especificamente na ligação da população com o governo e também na área da saúde.
Jorge Ribeiro de Oliveira, presidente da ArcelorMittal - uma das maiores indústrias de aço do mundo e que emprega 20 mil trabalhadores no Brasil -, e irmão de José William fez questão de acompanhar seu irmão André e a matriarca Yolanda Ribeiro de Oliveira.