Chuvas torrenciais alagam São Fidélis no último domingo do ano
Geral
Publicado em 30/12/2024

Pureza, terceiro distrito fidelense, foi o mais afetado

Por Arnaldo Garcia / Fotos Nelson Ferreira

O último domingo do ano foi marcado por chuvas torrenciais em São Fidélis. A enxurrada que durou algumas horas, inundou a sede do município, que teve ruas interditadas e comércio fechado. Até mesmo o Valão Catarina que há mais de 10 anos teve intervenções no sentido de melhor vazão transbordou. A Defesa Civil e outras autoridades do município atuaram pontualmente, principalmente na orientação e na prontidão para translado. Não houve divulgação sobre desabrigados e desalojados. 

A situação mais crítica foi verificada em Pureza, terceiro e mais populoso distrito do município. A água subiu com extrema rapidez, também registrando fato inédito, pois nunca havia acontecido fenômeno semelhante. Vários moradores ficaram assustados com a quantidade de chuva e consequente volume.  Na antiga estação do trem, onde funciona um quiosque, o volume de água quase chegou a 40cm, o que tornou o local interditado, sem nenhuma condição de funcionamento.

Apesar dos avisos de que haveria chuva neste último final de semana do ano, o volume registrado foi surpreendente na região. O tempo abafado, pela manhã, era um anúncio de que haveria precipitação no período da tarde. Mas, o fenômeno foi de grande magnitude.  A população deve ficar alerta e a qualquer sinal de inundação ou mesmo de desabamento deve comunicar à Defesa Civil, através do número 193. As autoridades estão de plantão e as pessoas devem colaborar, sem pânico.

Ainda em Pureza,  uma moradora teve grande prejuízo, porque as águas invadiram a sua residência, atingindo  1m de altura. Sem condições de subir os pertences, viu mesa, geladeira, poltrona e outros envolvidos pela água. No mesmo local, vizinhos correram para estacionar os seus veículos em pontos mais altos

A grande quantidade de lama espalhada por toda a cidade começou a ser removida bem cedo nesta segunda-feira (30). O prefeito reeleito José William, que será reempossado nesta quarta-feira (1⁰), esteve acompanhando todas as ações da Defesa Civil. Ele já solicitou às secretarias que façam plantão para atendimento à população durabte este período de grandes chuvas. À Secretaria de Obras, determinou ações rápidas para limpeza da cidade , tomada pela lama.

Em Pureza, registrou-se situação crítica

Previsão

A previsão do tempo para São Fidélis, nesta segunda-feira (30), é de sol com algumas nuvens e chuva passageira. À noite, muitas nuvens, mas com tempo firme. A temperatura deve variar entre 21°C e 27°C, com umidade relativa do ar de 74% e ventos de 4 km/h.

Comentários