Últimos ajustes para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj
Geral
Publicado em 13/11/2024
Por Assessoria
 
Estudantes da rede estadual de ensino eleitos para a 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) vão tomar posse na sessão solene de abertura do projeto no próximo dia 25, no plenário do Palácio Tiradentes, às 15h.  Em 2024, o programa completa 21 anos, mantendo a tradição de protagonismo feminino, com a maioria da bancada composta por alunas, assim como na edição anterior.

Pelo segundo ano consecutivo, o Parlamento Juvenil é coordenado pelo deputado estadual Danniel Librelon, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Ao longo da semana, nas dependências da Alerj, os jovens participarão de uma série de atividades, encerrando na sexta-feira (29/11). Além das funções legislativas, que os aproximam do dia a dia de um deputado estadual, haverá também atividades culturais para enriquecer a experiência.

História — Criado em 1998, instalado em 2003 e atualizado em 2015, o Parlamento Juvenil tem como missão oferecer aos jovens a oportunidade de vivenciar o exercício político, a cidadania e o processo legislativo, promovendo seu protagonismo. Após passarem pelo período eleitoral, os eleitos tomam posse como parlamentares.

Durante uma semana, os jovens vivenciam um ambiente parlamentar realista, com a escolha da Mesa Diretora, aplicação de um Regimento Interno e votação em plenário. Nesse período, eles têm as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de sua própria autoria, que podem ser aprovados pela Alerj e, se sancionados, se tornam leis oficiais para todos os cidadãos do Estado do Rio de Janeiro.
 
Comentários