Carapebus: Guarda-vidas iniciam Curso de Formação para atuar no verão 2024/2025
Geral
Publicado em 06/11/2024

Curso tem duração de dois meses com aulas práticas na lagoa e praia

Por Secom Carapebus / Foto Kaná Manhães

A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, e em parceria com a empresa Anjos do Mar, iniciou o Curso de Formação dos guarda-vidas que vão atuar no verão 2024/2025 no Balneário da Praia de Carapebus. No curso, que tem duração de dois meses, os futuros guarda-vidas tiveram aulas de natação, corrida e adequação ao meio líquido, além de obterem conhecimentos de salvamento no mar, lagoa, corrente de retorno, correnteza, resgate individual, ordem unida e resgate em dupla. Na segunda fase do curso, eles aprenderão primeiros socorros voltados para afogamento. Os treinamentos práticos estão sendo realizados na lagoa e praia de Carapebus e contam também com aulas dos primeiros atendimentos a vítimas de afogamento na areia. Já na água, treinam velocidade e resistência durante o socorro ao afogado.

Toda capacitação está sendo realizada pela empresa Anjos do Mar, com atuação de quatro instrutores: Joelson Galson, que é Instrutor de Salvamento Aquático e Coordenador do Curso de Formação; Anderson Barcelos; Emiliano Aladoga e Andressa Lourenço, além do auxiliar Marcelo Olegário.

Durante duas semanas, os alunos tiveram aulas em piscina. “Além do treinamento prático a vítimas de afogamento tanto no mar, lagoa e na areia, os alunos também aprendem sobre a prevenção e orientação aos turistas e banhistas, o que é muito importante para toda ocorrência e principalmente para preservar vidas”, explicou Joelson Galson.

O aluno Tiago dos Santos, 20 anos, participa do curso pela primeira vez. “Já evolui muito porque não sabia nadar, principalmente em mar aberto. Agora que já aprendi estou aprendendo todas as outras técnicas para estar aqui no verão, ajudar a preservar e salvar vidas”.

Também participando pela primeira vez do curso, o aluno Miguel Jorge, de 18 anos, se prepara para salvar vidas durante a operação. “Essa é a minha meta. Encerrar o curso e me tornar um guarda-vidas para atuar na praia e lagoa, onde frequentei muito como banhista e turista e em breve, atuar como guarda-vidas.

 

Comentários