Programa Mudar de Vida abre novas oportunidades para pessoas com deficiência e dependentes químicos em cumprimento de pena
Geral
Publicado em 31/10/2024

O programa oferece cursos voltados ao mercado de trabalho, como empreendedorismo, E-commerce

Por Governo do Estado / Foto Divulgação Fundação Santa Cabrini

A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Fundação Santa Cabrini, o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT/UERJ) e a Subsecretaria de Políticas Inclusivas (SECC), conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da SEAP, sendo viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Fred Pacheco.

O Programa Mudar de Vida - Perspectiva Além do Horizonte acaba de anunciar novas vagas voltadas para pessoas com deficiência e dependentes químicos em cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto, assim como para seus familiares. A iniciativa visa oferecer oportunidades de qualificação profissional e inclusão, promovendo a reintegração social e econômica dessa população.“Nosso objetivo é oferecer oportunidades reais para que esses indivíduos e suas famílias possam reconstruir suas vidas e trilhar novos caminhos”, destaca o Presidente da Fundação Santa Cabrini, Clécius Silva de Sousa.

O programa oferece cursos voltados ao mercado de trabalho, como empreendedorismo, E-commerce. Na oportunidade, haverá a estratégia do uso de oficinas como de  trancista, barbeiro e designer de sobrancelhas como possibilidade de empreender. A expectativa é que, além de possibilitar uma nova fonte de renda, esses cursos incentivem o empreendedorismo e o crescimento profissional dos participantes. Segundo a coordenação do projeto, a variedade de formações atende demandas reais do mercado e possibilita que os participantes escolham áreas de atuação conforme seus interesses e habilidades.

 Inclusão social e reintegração familiar 

Além de atender pessoas em cumprimento de pena, o projeto também acolhe familiares, criando um ambiente de inclusão e suporte. Dessa forma, busca construir uma rede de apoio que estenda os benefícios da reintegração social para o núcleo familiar, promovendo estabilidade e novas oportunidades para todos os envolvidos.

As inscrições já estão abertas. Interessados podem obter mais informações e realizar a matrícula pelo telefone (21) 3527-3952.

 

Comentários