O objetivo é despertar e desenvolver comportamentos empreendedores nos alunos por meio da educação financeira
Por Kamilla Uhl, da Secom Camoos / Foto Divulgação
A 1ª Feira de Empreendedorismo Estudantil da rede municipal de ensino vai acontecer ao longo dos meses de outubro e novembro em cerca de 30 unidades escolares. Com o tema “Empreendendo sonhos: a feira do futuro”, a primeira a receber o evento será a Escola Municipal Santa Maria, no Norte do município, no próximo sábado (26), das 8h às 12h.
O objetivo é despertar e desenvolver comportamentos empreendedores nos alunos por meio da educação financeira. A programação incluirá exposições e vendas de produtos regionais em estandes, apresentação cultural, rodas de conversas, turismo, exposições de trabalhos criativos e sustentáveis, arte e artesanato, gastronomia e beleza.
Segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, a ação também visa promover a adesão das escolas ao programa Aprender Valor, que é uma iniciativa do Banco Central, com intuito de estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de educação financeira e educação para o consumo.
“Cada unidade vai realizar sua feira em dias diferentes. A proposta é oferecer um ambiente com situações desafiadoras, enxergar novas oportunidades, explorar soluções para problemas, estimular a imaginação, incentivar o pensamento crítico e a responsabilidade, estimular a valorização e o cuidado com o dinheiro, motivar a autoconfiança e encorajar a autonomia”, explicou a secretária.
A coordenadora de Projetos da Seduct, Neidimar Abreu, afirmou que, para o desenvolvimento da feira, o Departamento Pedagógico sugeriu às unidades que realizem uma pesquisa com os alunos sobre o que é uma feira de empreendedorismo. “Sugerimos, ainda, que elaborem o planejamento da feira com gestores, professores e alunos a partir de um diagnóstico sobre o que os alunos poderiam vender com metas estabelecidas para arrecadação das vendas dos produtos como: um passeio cultural, ajudar alguma ONG, etc”, disse.
Neidimar explicou que cada turma poderá confeccionar um tipo de produto para ser vendido, como, por exemplo, ervas medicinais, produtos da horta escolar, brinquedos reciclados, artesanatos, alimentos que estejam de acordo com uma alimentação saudável, etc.
O trabalho deverá ser de equipe e todos deverão contribuir com alguma atividade que mais se identifica: produção, vendas, compras, controle de produção, marketing de vendas, controle de caixa, entre outros.
“Enfim, a feira deverá dialogar com todas as áreas de conhecimento; divulgar e criar uma programação bem atrativa; criar um espaço de convivência com decoração, caso considerem interessante; e também deverá ser aberta à comunidade. Ao final do projeto, os alunos deverão avaliar a experiência através de um relato”, acrescentou Neidimar.
Confira o cronograma:
26/10 - E.M. Santa Maria
29/10 - E.M. Amaro Prata Tavares
29/10 - E.M. Carlos Chagas
29/10 - E.M. Cláudia Almeida Pinto de Oliveira
29/10 - E.M. Alcebíades Candiano
29/10 - E.M. Lulo Ferreira de Araújo
30/10 - E.M. Sergio Viana Barroso
30/10 - Escola Municipal Maria Cordeiro Borges
31/10 - E.M. José do Patrocínio
01/11 - E.M. Wilson Batista
06/11 - E.M. Profª Olga Linhares Corrêa
06/11 - E.M. Branca Peçanha Ferreira
07/11 - Escola Municipal Manoel Coelho
08/11 - E.M. Dr. Getúlio Vargas
09/11 - E.M. Farol de São Tomé
09/11 - E.M. Etelvira Martins Medeiros
12/11 - E.M. Dr. Luiz Sobral
12/11 - CIEP 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro
13/11 - Ciep Arnaldo Rosa Viana
13/11 - E.M. José Giró Faísca
22/11 - Anleifer Leite Fernandes
23/11 - E.M. Coronel Antônio Batista
07/12 - E.M. Santa Terezinha