A previsão do tempo indica para todas as regiões do Rio. Capital tem “perigo potencial” para tempestades
Por EcoSerrano
O final de semana no estado do Rio de Janeiro será marcado por um cenário de chuvas volumosas e tempestades em várias regiões. A partir desta sexta-feira (18), um ciclone extratropical em formação começa a se afastar do continente, mas provocará a intensificação de uma frente fria, trazendo instabilidade e risco de chuvas isoladas em diversas áreas (Foto de capa: Arquivo 2020).
As tempestades isoladas continuarão a ocorrer no Sul Fluminense, Região Serrana e no Noroeste Fluminense. Na faixa litorânea, que inclui a Região Metropolitana, Região dos Lagos e o Norte Fluminense, o risco de tempestades é menor, com possibilidade de chuvas fracas e moderadas em pontos isolados. Apenas na Costa Verde, há chances de chuvas mais intensas devido à proximidade com a formação de tempestades na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. A noite, as condições devem melhorar e as chances de chuva diminuem em todo o estado.em São Paulo. A noite, as condições devem melhorar e as chances de chuva diminuem em todo o estado.
Sábado e Domingo (19 e 20/10)
O sábado será de muita atenção no estado. A frente fria intensificada provocará uma grande convergência de umidade, com tempestades chegando ao Rio de Janeiro a partir da madrugada, iniciando pela divisa com São Paulo. A Costa Verde, Sul Fluminense, e Região Serrana serão as primeiras regiões a enfrentar as tempestades pela manhã.
À tarde, a chuva deve se espalhar para o Centro-Sul do estado, com fortes tempestades previstas para o Noroeste Fluminense. A noite de sábado também trará intensas instabilidades, formando um conglomerado de tempestades que se concentrará no Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais. Estas tempestades persistirão durante a madrugada de domingo.
No domingo, as tempestades começarão a perder força no final da manhã, porém ainda haverá chuvas fortes entre o Norte e Noroeste Fluminense até o início da noite.
Os acumulados de chuva entre sábado e domingo poderão variar entre 50 e 100 mm em várias regiões, como o Sul Fluminense, Região Serrana, Região Metropolitana, e Noroeste Fluminense. A Região dos Lagos poderá ter menores volumes, mas não se descartam acumulados significativos em áreas isoladas.
chuva contínua e intensa pode trazer riscos de alagamentos, enchentes e enxurradas repentinas, principalmente devido ao solo seco das últimas semanas.
Temperaturas
Na sexta-feira (18/10), as temperaturas continuam altas, com máximas próximas dos 30°C. No sábado (19/10), as chuvas e a nebulosidade reduzirão as temperaturas, que devem ficar abaixo de 29°C. No domingo (20/10), com o excesso de nebulosidade, o Sul Fluminense e a Região Serrana terão máximas inferiores a 20°C, enquanto nas demais áreas, as máximas ficarão entre 21°C e 24°C.
Previsão para o Rio de Janeiro e Nova Friburgo
Nesta sexta-feira (18/10), o Rio de Janeiro terá aumento de nebulosidade e chuva fraca em pontos isolados durante a noite. As temperaturas variam entre 17°C e 31°C, com ventos fracos a moderados. Para o sábado (19/10), o tempo ficará encoberto com chuviscos e pancadas de chuva isoladas, com máximas caindo para 27°C. No domingo (20/10), o dia será nublado com chuvas, e temperaturas entre 19°C e 29°C.
Em Nova Friburgo, nesta sexta-feira (18/10), a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, com mínima de 15°C e máxima de 28°C. No sábado (19/10), o tempo ficará encoberto com chuviscos, e as temperaturas devem variar entre 15°C e 21°C. No domingo (20/10), as chuvas continuarão e as temperaturas devem cair ainda mais, com mínima de 14°C e máxima de 22°C.