Por Secom Macaé
As inscrições para o XII Fórum da Orientação Educacional de Macaé 2024 estão abertas. O evento acontecerá no dia 29 de outubro, das 8h às 17h, no auditório do bloco A, da Cidade Universitária. O objetivo é debater temas relacionados à área e agregar valor aos trabalhos desenvolvidos pelos orientadores educacionais nas unidades da rede pública municipal de ensino. O encontro é gratuito e os interessados podem realizar as inscrições por meio do seguinte link: https://www.even3.com.br/xii-forum-da-orientacao-educacional-de-macae-2024/.
A programação contará com debates sobre as memórias da Orientação Educacional em Macaé, realizados pelas professoras Sônia Cardoso e Andréa Paula Waldhelm. Em seguida, haverá apresentação cultural dos alunos do 8º ano do Colégio Municipal Cláudio Moacyr.
O tema “Percursos (re) existentes da Orientação Educacional: da valorização da profissão à democratização da escola”, será abordado pelo professor Edson Soares - indígena Tupinaé, doutor em Educação pela UFRJ, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pedagogo pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O período da tarde começará com apresentação cultural do 3º ano da Escola Municipal Almir Francisco Lapa, com o tema “Xaxado”. Logo depois, o Fórum prossegue com a palestra “O fazer do Orientador Educacional: a busca da essência numa escola "transbordante". O assunto será abordado pelo professor Júlio Furtado, graduado em Geografia, Pedagogia e pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo e Programação Neurolinguística. Além disso, é mestre em Educação pela UFRJ, doutor em Ciências da Educação.
As professoras e orientadoras educacionais Cláudia Sanches e Carla Maria Anjos Correa irão falar sobre o tema “Orientação Educacional in-loco: Orientação Educacional e Orientação Pedagógica - Juntas pela aprendizagem”. Para encerrar, terá apresentação musical “Fala”, de Ney Matogrosso, com as professoras orientadoras educacionais Sônia Cardoso e Gilmara Alves.