Convocação incluirá candidatos aprovados em concursos anteriores, com 4 mil novos policiais militares e 1.588 inspetores excedentes da Polícia Civil
Por Diário do Rio / Drone da PM do Rio de Janeiro / Foto Marcelo Regua
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou na tarde desta segunda-feira o aumento do efetivo das polícias Militar e Civil, com a convocação de 5,5 mil novos agentes. Em coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Castro detalhou que os candidatos já aprovados em concursos realizados nos últimos anos serão chamados para integrar as forças de segurança do estado.
No caso da Polícia Militar, o governador informou que o número de vagas para o curso de formação de soldados foi dobrado em relação ao previsto inicialmente. “Serão convocados 4 mil candidatos aprovados no concurso mais recente, que já completaram as fases intelectuais e avançaram para as etapas físicas e médicas,” disse Castro. O concurso, que contou com 11 mil aprovados nas fases iniciais, tem nove etapas no total.
O governador também apresentou o cronograma para a convocação dos novos policiais militares, que serão divididos em oito turmas de 500 alunos. As formações terão início em março de 2025, com as últimas turmas finalizando o curso em setembro de 2027.