O candidato precisará de apenas um voto para ser reeleito
Por Victor Serra, do Diário do Rio
São 300 km de distância que separam a capital do município fluminense que tem apenas 1 candidato a prefeitura da cidade. Com 7.800 eleitores aptos a votar, o município de São José de Ubá, no noroeste do estado é uma das 214 cidades brasileira que tem apenas um único candidato concorrendo para assumir a gestão municipal. Gean Marcos Pereira da Silva (MDB) busca a reeleição sem candidatos adversários.
São José de Ubá, que possui apenas 28 anos de emancipação, ajuda a engrossar a estatística de aumento das cidades sem concorrência politica, sendo o maior número de candidaturas únicas desde 2000. No município fluminense, para as 9 vagas na Câmara de Vereadores, 50 postulantes buscam a cadeira.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, mesmo com um único candidato, as regras eleitorais permanecem as mesmas. Isso significa que Gean Marcos precisará de apenas um voto para ser reeleito.
A cidade pacata, bem a cara do interior, é desconhecida por grande parte dos moradores do estado. Vizinha de Itaperuna, São José de Ubá tem destaque na agropecuária, com suas plantações de tomate e de café, pecuária leiteira e pela produção de cachaça artesanal.