Alunos do Ensino Médio participaram de oficina de produção de mudas_
Por Secom Campos
O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), vinculado à Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu na última semana cerca de 30 estudantes, do ensino médio, da Escola Municipal Doutor Luís Sobral, situada na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca. Os alunos puderam conhecer o espaço durante toda a manhã, descobriram um pouco da história das árvores, a importância da preservação ambiental e tiveram a oportunidade de acompanhar o manejo da produção de mudas.
O espaço, que fica na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Calabouço, em Guarus, é aberto a visitantes de segunda a sexta-feira, e conta com diversas espécies de plantas nativas e frutíferas e oferece visitas guiadas, palestras, oficinas, entre outras atividades.
A coordenadora Técnica e Planejamento do CEA, Ana Clara Beiral, explica o objetivo das visitas e como funciona o agendamento.
“A visita tem como objetivo mostrar também o que é o CEA, depois eles têm a visita prática, para conhecer os diversos tipos de árvores e mostrar a produção das mudas. Esse contato com as árvores, com o plantio das mudas é fundamental, essa vivência. As pessoas podem fazer visitas todos os dias, inclusive fazer piquenique, ou mesmo comemorar aniversários. Importante é sempre respeitar as regras do local e a vegetação. As escolas também podem fazer agendamentos para fazer visitas guiadas que incluí palestras e passeio pela trilha”, disse.
O CEA recebe, em média, a visita de 120 a 150 pessoas por mês. O coordenador de Educação Ambiental do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior, explica a dinâmica do espaço.
“O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares está disponível tanto para escolas, como para ONGs, Terceira Idade e público em geral. Basta fazer o agendamento solicitando a atividade e a nossa equipe estará aqui para atender a essa demanda. Temos palestras, minicursos, entre outras atividades que são disponibilizadas dentro do nosso cronograma”, finalizou o coordenador.
Os interessados em conhecer o CEA, como escolas e ONGs, podem fazer agendamento através do telefone (22) 98102-0558.