Por Secom Campos
Cerca de 40 estudantes da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, do Parque Novo Mundo, em Guarus, participaram do Festival Nacional da Matemática (FestMat) no Rio de Janeiro neste mês. Professores de Matemática, inspetora e os gestores da unidade acompanharam o grupo nesse que é considerado um dos maiores eventos da área no país.
Promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Festival aconteceu na Marina da Glória, na zona sul da cidade, de 5 a 7 de setembro, com o propósito de mostrar ao público um lado encantador e lúdico da matemática. Esse ano o FestMat abordou o tema “Matemática é Inovação” e, para atrair as crianças, focou em instrumentos que mostravam a aplicação prática da disciplina.
A diretora da Escola, Maria de Fátima Alonso, afirmou que os alunos se encantaram com um misto de jogos eletrônicos, lúdicos, atividades interacionistas, palestras, brincadeiras, tudo envolvendo a disciplina. “O Festival, com uso de ferramentas altamente tecnológicas e interativas, consegue despertar nos alunos o interesse e motivação para buscar sempre mais. Vale ressaltar que não se pode ignorar o fato de que, para alguns, foi um sonho realizado, já que nunca tinham estado no Rio de Janeiro”, disse a gestora.
Uma das principais atrações foi a bicicleta com rodas quadradas, projetada pela Firjan Sesi e que faz parte do evento desde a primeira edição. O piso em que ela circula, em vez de uma superfície lisa, tem o formato de curvas — chamada na matemática de “catenária”, fazendo com que o centro do quadrado esteja sempre na mesma altura.
O aluno Leonam dos Santos Duarte, do 9°ano, disse que a visita ao Rio de Janeiro foi muito boa. “Fomos muito bem recebidos. Assim que adentramos ao Festival, vimos muitas exposições sobre tecnologias e matemática. Foi muito bom do começo até o final porque tivemos a chance de conduzir as máquinas tecnológicas. Não falo só por mim, mas por todos os meus amigos que foram. Só tenho a agradecer pela experiência”, comentou.
Emilly Estóteles Carregal, do 6° ano, concordou: “Foi bem legal! A gente se divertiu bastante. Deu para aproveitar muito! As brincadeiras foram bem educativas e motivadoras para nossa aprendizagem na escola. Era tudo com muita criatividade e eu gostei bastante!”, declarou.