Detran-RJ realiza inscrição para pessoas com deficiência obterem habilitação
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 09/09/2024

O programa, lançado em 2008, busca incluir socialmente esse público, proporcionando a possibilidade de obter a habilitação para dirigir veículos adaptados

Por Diário do Rio

O Detran-RJ promoveu nesta segunda-feira, 9/9, a 54ª edição do projeto “Cidadania Sobre Rodas”, iniciativa que oferece, de forma gratuita, aulas de direção para pessoas com deficiência que necessitam de carros adaptados. O programa, lançado em 2008, busca incluir socialmente esse público, proporcionando a possibilidade de obter a habilitação para dirigir veículos adaptados. Este ano, o projeto já recebeu 238 inscrições de candidatos.

A ação acontece poucos dias antes do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e inclui etapas como a inscrição, aulas práticas, e provas teóricas e práticas, todas oferecidas sem custos aos participantes.

Oficina sob medida

Antes de iniciar o processo de habilitação, os candidatos participaram da “Oficina Sob Medida”, uma aula ministrada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ. Durante a oficina, os participantes receberam orientações sobre o funcionamento de motores, manutenção de veículos e troca de pneus. Ao final da aula, todos os presentes receberam certificados.

Histórias de inclusão

Entre os inscritos no projeto está Michael Batista Tavares, de 52 anos, morador da Rocinha. Após ser diagnosticado com poliomielite aos nove anos, Michael se locomove usando acessórios e, atualmente, precisa contar com a ajuda de amigos para dirigir seu carro. Ele vê no projeto uma oportunidade de conquistar independência.

“Vejo o Dia D como uma grande oportunidade. Vai facilitar minha vida, vou ganhar autonomia sem precisar pedir ajuda. Dirigir carro adaptado é uma forma de inclusão. Estou determinado e vou conseguir minha habilitação”, afirmou.

Já Natália Cristine Cruz Silva, de 27 anos, estudante de farmácia, está ansiosa para obter sua primeira habilitação. Ela relata dificuldades em utilizar carros de aplicativos, que muitas vezes recusam transportar seu andador, e sonha em poder ir para a faculdade sem depender de outras pessoas.

“Dirigir é um sonho que vou realizar. Terei independência. Acho maravilhosa essa oportunidade que o Detran está dando para pessoas com deficiência”, contou.

Expansão do programa

As inscrições para o programa “Cidadania Sobre Rodas” aconteceram em 18 unidades do Detran (Ciretrans) espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, além do Posto Detran Acessível, localizado na Avenida Francisco Bicalho, que oferece atendimento prioritário para pessoas com deficiência.

De acordo com Alessandro Araújo Leone, presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência do Detran, o projeto tem como foco garantir que todas as pessoas com deficiência tenham acesso ao direito de dirigir. “Estamos garantindo o direito dessas pessoas de guiarem seus próprios veículos. Somente neste ano já tivemos quatro edições do programa, com 238 inscritos. É um projeto de sucesso”, ressaltou Leone.

Histórico do projeto

Desde sua criação, em 2008, o projeto “Cidadania Sobre Rodas” já habilitou 3.499 motoristas com deficiência no estado do Rio de Janeiro. O Detran.RJ realiza quatro edições anuais do programa, oferecendo desde a inscrição até as aulas práticas e as provas, todas de forma gratuita para os participantes.

 

 

Comentários