São oferecidas 4.293 oportunidades para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio, referentes aos anos letivos de 2024 e 2025. As inscrições devem ser realizadas pelo site da SEEDUC
Por Diário do Rio / Foto Divulgação
Nesta primeira semana de agosto, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura das inscrições para os cargos de professores temporários na rede estadual de ensino. São oferecidas 4.293 vagas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio, referentes aos anos letivos de 2024 e 2025. As inscrições devem ser realizadas pelo site da SEEDUC.
Os candidatos devem indicar, no momento da inscrição, o tipo de vaga, o município, a regional e as disciplinas para as quais desejam concorrer. Além disso, o site da Secretaria também permite consultar a inscrição, reimprimir o comprovante e informar titulações e experiências. O Processo Seletivo Simplificado terá uma única etapa: avaliação de títulos e experiência.
As convocações ocorrerão ao longo dos anos letivos de 2024 e 2025, possibilitando a contratação de candidatos do cadastro de reserva conforme a demanda. É possível se inscrever para as funções de Professor Docente I, Professor Docente II e Professor Docente I de Educação Especial. No entanto, mesmo que o candidato se inscreva para mais de um cargo, ele poderá firmar apenas um contrato temporário.Na contratação, 5% das vagas serão reservadas para candidatos com deficiência, 20% para negros e indígenas e 10% para aqueles com hipossuficiência econômica, conforme a legislação. Os professores convocados só serão contratados após a aprovação no exame de saúde ocupacional.
As escolas regulares receberão até 3.053 professores para carga de 18 horas semanais e mais 1.200 para 30 horas semanais, atendendo aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio. As unidades prisionais e socioeducativas contarão com até 40 educadores para os anos iniciais do ensino fundamental, com carga de 22 horas semanais.