Festival Sesc de Inverno 2024, a maior edição de todos os tempos, apresenta Preta Gil e artistas nacionais em Grussaí
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv
Publicado em 25/07/2024

 

Projeto contará com uma programação instigante e plural com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais

 

Por Assessoria

 

Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 22º Festival Sesc de Inverno está acontecendo em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Grussaí, distrito de São João da Barra, é um dos locais que receberá uma vasta programação com atividades gratuitas, entre os dias 21 e 26 de julho, e mediante a troca de 1kg de alimento não-perecível nos dias 27 e 28/07. O alimento é o passaporte para um (01) dia de evento, das 14h às 22h. A programação do festival conta com teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades). O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

 

O espaço de eventos do hotel Sesc Grussaí receberá shows de grandes artistas, sempre às 21h. A apresentação de Ana Carolina (27/07) já está esgotada. O show "Ana canta Cássia – Estranho seria se eu não me apaixonasse por você” é inteiramente dedicado ao repertório de incontáveis sucessos da, até hoje, inigualável Cássia Eller, revisitados na voz de uma das mais importantes cantoras da MPB; e Preta Gil (28/07), com um repertório animado composto por músicas próprias e muitos sucessos, levando ao palco toda sua alegria e irreverência. A classificação dos shows é livre.

 

Até o dia  25/07, ainda no hotel da unidade, haverá a exibição dos filmes “O Menino Maluquinho, o filme” (às 14h30, classificação livre) e “O Menino Maluquinho 2 – A Aventura” (às 20h, classificação livre);  no dia 26/07, da “Turma da Mônica Jovem” (às 14h30, classificação etária de 10 anos); e nos dias 27 e 28/07, às 18h, a fachada de um dos grandiosos monumentos do hotel  ganhará a exibição do mapping “Nossa Vibe com VJ Luv”, obra de vídeo que transforma a réplica do icônico Taj Mahal em um convite ao cotidiano brasileiro em uma celebração visual e sensorial do caos e da coletividade.

 

Na Galeria da Estação Sesc Grussaí, o público poderá conferir a exposição gratuita “Ribeirar” (27 e 28/07, das 15h às 20h), com abertura no dia 26/07, às 18h. A mostra propõe um diálogo das referências cotidianas locais no território afetivo-geográfico onde está localizada a unidade, com a ideia de levar para o campo poético o olhar tão habituado e familiar que normalmente se constrói com as questões que atravessam as populações que vivem à beira.

 

A unidade ainda receberá os espetáculos gratuitos “Circo da Silva apresenta Funil” (27 e 28/07, às 15h), com ritmos clássicos do picadeiro, como polcas e valsas, além de números exóticos e tropicais; “Fábrica de Nuvem” (27/07, às 16h), que narra a saga de uma mulher e suas peripécias para salvar o planeta da ameaça de uma crise climática; e “Se der Corda” (28/07, às 16h), com a história de quatro amigos inseparáveis que um dia encontram um livro mágico e através das páginas desse livro fantástico a linguagem circense dá asas à imaginação e transporta os personagens para um universo onde os sonhos se tornam realidade. Todos com classificação livre.

 

Já no Espaço Bem-Estar do Sesc Grussaí vão acontecer variadas oficinas gratuitas pintura invisível e tinta de raiz (23/07), caderno de coleta artesanal (24/07), têmpera com pigmento natural (25/07), Frottage e Colagem (26/07), Lanterna de Papel com Flores (27/07) e de Frottage e Aquarela (28/07). E em 27/07, das 09h às 18h, terá a oficina “Do Enredo a Visualidade, com João Gustavo Melo”, onde os participantes terão a chance de mergulhar no fascinante processo de transformação de histórias em arte visual, explorando desde a concepção do enredo até a materialização das ideias em formas, cores e texturas.

A inscrição para esta atividade, que tem classificação etária de 16 anos, deverá ser realizada previamente através do site https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/festival-sesc-de-inverno-confira-as-oficinas-e-inscreva-se/.

 

Para a criançada haverá na Praça da Boa Sorte oficinas de “Brinquedos que Contam Histórias” (das 15h às 17h30, classificação etária de 08 a 10 anos), atividades que entrelaçam contação de histórias, brincadeira, escuta e confecção de brinquedos.

 

A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.

 

O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.

 

Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa está disponível em  https://festivalsescdeinverno.com.br/.

 

"Em toda e qualquer atividade do Sesc RJ está intrínseca a ideia de inclusão e democracia. Trabalhamos diuturnamente para dar dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e também aos mais vulneráveis da nossa sociedade. O tema do Festival de Inverno deste ano traz essa ideia muito claramente, com um adendo: as narrativas hegemônicas precisam ser revertidas para que aqueles que historicamente tiveram papéis de coadjuvantes possam de uma vez por todas se tornarem protagonistas", analisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

 

Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.

 

Mesa Brasil Sesc RJ

 

Nos dias 27 e 28 de julho, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Sesc Grussaí para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil.

 

 

Serviço:

22º Festival Sesc de Inverno – Grussaí

21 a 28 de julho de 2024

Unidade Sesc Grussaí: Rua Antônio Gonçalves Carvalho, s/nº, Grussaí, São João da Barra/ RJ.

 

Comentários