Concessionária emite nota sobre as condições da água consumida em Campos
Geral
Publicado em 24/07/2024

São várias as reclamações sobre a qualidade da água, com cheiro e cor

Por Arnaldo Garcia / Foto Redes Sociais

Desde domingo moradores de vários bairros de Campos vem reclamando das condições da água tratada e distribuída pela empresa Águas do Paraíba. Nas redes sociais, as reclamações tornaram-se verdadeiras campanhas contra, principalmente, o consumo do produto. A movinentaçlçao rendeu rendeu até reportagem de tevê, e, em uma dessas reportagens foi mostrada a coloração do produto.

Com tantas manifestações, o Instituto do Meio Ambiente (INEA) colheu amostras para testes, cujos resultados ainda não foram divulgados. Além disso, a própria empresa responsável pelo tratamento e distribuição da água emitiou uma nota em que reconhece que nesta época do ano, por alguns fatores, há um monitoramento maior do Rio Paraíba do Sul em função, por exemplo da concentração de algas. Mas, negou qualquer tipo de problema em relação à qualidade da água.

Eis a nota: 

Águas do Paraíba informa que toda a água fornecida para a cidade está dentro dos padrões legais (Portaria nº 888 – Padrões de potabilidade de água). O Rio Paraíba do Sul está sendo monitorado diariamente e em nenhuma destas análises foram detectadas presenças de algas e toxinas fora dos padrões definidos nesta portaria, não confirmando a presença de Geosmina.  

Historicamente, nesta época do ano, devido ao baixo índice de chuvas e às alterações bruscas na temperatura, pode ocorrer o aumento na presença de algas, como observado em anos anteriores. 

Mesmo nessas situações passadas, nossas unidades de tratamento sempre estiveram preparadas para tratar a água nessas condições, fornecendo água dentro dos padrões de potabilidade.    

A concessionária acrescenta que mantém intensificado o monitoramento do Rio Paraíba do Sul, de todo o processo de tratamento da água, e do Controle da Qualidade.

 

Comentários