Por Secom Campos
A Prefeitura de Campos marcou presença durante o Festival Sesc de Inverno nessa sexta-feira (19) e sábado (20) na praia do Farol de São Tomé, com apoio logístico das secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Ordem Pública, além da Guarda Civil Municipal. O evento contou com atividades durante o dia e shows à noite, que reuniram grande público próximo ao Clube Náutico. Nesse sábado (20), milhares de pessoas se reuniram no evento para o show de Biquíni, banda com quase 40 anos de história com vários hits de sucesso. No primeiro dia de Festival Sesc de Inverno em Campos, 13 mil pessoas também se reuniram no show de Thiago Soares. A programação foi gratuita e teve, ainda, durante o dia, atividades como contação de história, circo, oficinas e show da banda Biquíni. O evento também contribuiu para o incremento do setor turístico e da economia da região neste período.
A 22ª edição Festival Sesc de Inverno está sendo considerada a maior ação cultural multilinguagem do país. Entre os dias 12 e 28 de julho, 24 localidades do estado do Rio de Janeiro estão recebendo programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
O show de estreia em Campos, na sexta-feira, de Thiago Soares, nova geração do pagode, levou a turnê “Por todos os Pagodes do Soares” para o Farol. O pagodeiro interpretou sucessos autorais e de outros artistas, e o público dançou e cantou com ele.
No sábado, a banda Biquíni, com quase 40 anos ininterruptos levou grandes sucessos para o público. A banda tem a formação original: Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Carlos Coelho e Álvaro Birita percorrendo o Brasil em 2024 com a turnê “Vou Te Levar Comigo”.
Na programação gratuita, teve ainda Contação de Histórias com a Cia Doispraládoispracá, com mediação literária e dinamização artística do ponto de leitura com curadoria de Eliza Morenno, especialista em literatura infanto-juvenil; e o espetáculo circense “Se der Corda”, que conta a história de Haroldo, Gigante, Mutuca e Borrachinha, quatro amigos inseparáveis que um dia encontram um livro mágico e através das páginas desse livro fantástico a linguagem circense dá asas à imaginação e transporta os personagens para um universo onde os sonhos se tornam realidade. Também foram realizadas oficinas de “Studio Afeto – Bordados com Natália Moraes”, de bordado livre em fotografia, Raízes do Brasil, Ecobag Bordada e Tinkering; as exposições “Pajé Marinheiro”, “Roda de Invenções” e “Feiras do Brasil – Sabores Aromas da Brasilidade”; e workshops demonstrativos de Maquiagem e Penteado Práticos, Barbeiro/ Corte Design, Auriculoterapia, Aromaterapia e Quick Massage, oferecidos pelo Senac Rio.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa está no endereço eletrônico https://festivalsescdeinverno.com.br/.
“O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.