A presença de pinguins no litoral brasileiro não é incomum durante o outono e inverno, quando esses animais migram da Patagônia em busca de alimentos
Na tarde desta terça-feira (16/07), um pinguim foi avistado na praia de Costazul, nas proximidades da Lagoa do Iriry, em Rio das Ostras. A Guarda Ambiental foi prontamente acionada para realizar o resgate e prestar os cuidados necessários ao pinguim, que estava debilitado.
A presença de pinguins no litoral brasileiro não é incomum durante o outono e inverno, quando esses animais migram da Patagônia em busca de alimentos.
Entretanto, o animal estava visivelmente debilitado, o que gerou preocupação e aponta que ele possivelmente se desviou de sua rota migratória. Esse teria sido o motivo de sua chegada em estado fragilizado.
Mais pinguins
Também nesta terça-feira, um pinguim foi visto na Ilha do Governador. O registro do animal na praia foi compartilhado nas redes sociais.
Outro pinguim foi resgatado na manhã do último sábado (14/07) por um grupo de praticantes de canoa havaiana na orla da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Uma equipe da Guarda Marítima resgatou outro pinguim, também no sábado, na rampa de acesso à Avenida Armando Lombardi, na região da Ilha da Gigóia, próximo à Praia dos Amores, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O que fazer se encontrar um pinguim perdido?
Se o animal estiver nadando, não se aproxime. O resgate nesse caso ainda não pode ser feito;
Não force o pinguim a voltar para água. Se ele está na praia, é porque está muito cansado ou não consegue mais nadar;
Não o coloque no gelo, porque se estiver debilitado pode estar com hipotermia;
Não tente alimentá-lo;
Não deixe os animais domésticos se aproximarem;
Se for necessário transferi-lo a um ambiente seguro até o resgate, coloque-o em um local seco e aquecido, como, por exemplo, uma caixa de papelão;
Para qualquer contato, use luvas de látex, máscara facial e lave as mãos logo depois;
Ligue para o número de resgate da região em questão.