O objetivo do evento é transmitir aos alunos das escolas municipais ensinamentos sobre as consequências do uso de drogas não apenas para os usuários, mas também para suas famílias e a sociedade
Por Kamilla Uhl, da Secom Campos
Com o tema “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas - Fatores de risco e de proteção”, o Seminário Antidrogas, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), já está com inscrições abertas. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de julho, com programação no Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac), no Centro, e nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
Para realizar a inscrição, basta acessar o Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) AQUI. Podem participar profissionais da Rede Municipal de ensino de Campos.
O objetivo do evento, segundo a secretária de Educação, Tânia Alberto, é transmitir aos alunos das escolas municipais ensinamentos sobre as consequências do uso de drogas não apenas para os usuários, mas também para suas famílias e a sociedade.
“Vamos oferecer certificado com carga horária de três horas. A programação do primeiro dia acontecerá a partir das 8h30. A ideia é que os nossos profissionais sejam os multiplicadores das informações recebidas para os nossos estudantes”, informou.
O seminário também contará com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Polícia Militar, que farão parte de uma mesa redonda, tendo como mediadora a psicóloga da rede municipal de ensino Fernanda Brant Gabry Stellet.
De acordo com a subsecretária de Educação, Rita Abreu, a programação inclui oficina com o tema do evento, ministrada por assistentes sociais e psicóloga da Seduct.
“O segundo dia do evento, 4 de julho, será um dia de grande mobilização sobre a temática em todas as unidades escolares que contemplam o Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades deverão realizar ações educativas sobre a nocividade e as consequências do uso de drogas com palestras, aulas ou debates, cartazes e vídeos, orientadas pela Seduct e Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Rita.
PSE
Uma outra importante ação integra a programação do Seminário e está sendo realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se do projeto Educação Sem Drogas, por meio do qual profissionais de diversas áreas — como psicólogos, dentistas e enfermeiros — gravaram vídeos com orientações a respeito do assunto, visando subsidiar o planejamento pedagógico dos educadores, que poderão usar os conteúdos em sala de aula.
“Cinco videoaulas já foram postadas no Youtube do PAE e estão acessíveis também a qualquer cidadão que se interessar pelo conteúdo. Já falamos sobre leis, drogas e saúde bucal, o impacto das drogas na saúde mental, tabagismo, entre outros assuntos”, destacou o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira. Acesse aqui.
Rita acrescentou que serão disponibilizados folders informativos de forma on-line e sugestões de atividades pedagógicas pelas Coordenações de Ensino. Também serão realizadas atividades esportivas, artísticas, jogos e brincadeiras voltadas para a temática. “As unidades escolares deverão registrar as atividades e encaminhar para a Subsecretaria de Educação, no e-mail projetos.seduct@edu.campos.rj.gov.br”, completou a subsecretária.
Confira a Programação
03/07/2024
8h30 - Abertura - Secretária de Educação, Tânia Alberto
9h - Mesa Redonda - Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, CAPS AD, CREAS e Polícia Militar.
Mediadora - Fernanda Brant Gabry Stellet, psicóloga da Rede Municipal
14h - Oficina – “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas - fatores de risco e de proteção”, ministrada por Fernanda Brant Gabry Stellet, psicóloga da Rede Municipal, e Maria Martha Ferraioli Barboza, Mary Lucia do Espírito Santo, Francelyne da Silva de Assis, todas assistentes sociais da Rede Municipal.