Material traz discurso histórico de Leonel Brizola e estará disponível na Biblioteca Virtual da FLB-AP
Por Wellington Penalva / Foto Arquivo (PDT)
Na próxima sexta-feira (21), será lançada a cartilha “Encontro de Lisboa”, que documenta o discurso histórico de Leonel Brizola durante o Encontro dos Trabalhistas do Brasil com os Trabalhistas no Exílio, realizado em Lisboa, Portugal, de 15 a 17 de junho de 1979. O material estará disponível na Biblioteca Virtual da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) a partir de segunda-feira (24).
A cartilha foi desenvolvida e editada pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), braço da FLB-AP do PDT. O CMT se dedica a preservar, documentar e divulgar a história do Trabalhismo brasileiro.
O discurso de Brizola aborda temas centrais como a organização do partido, a importância da democracia e da liberdade, os desafios sociais, a propriedade social e privada, e as políticas de reforma agrária e urbanização. Além disso, destaca o compromisso incondicional com as populações marginalizadas e a luta por igualdade de oportunidades.
Em destaque no discurso do líder trabalhista aparecem: a necessidade de uma organização partidária sólida e estruturada; a defesa da democracia como ambiente indispensável para o Trabalhismo; o compromisso com as crianças e jovens marginalizados; a promoção de uma propriedade mais justa e solidária; e a importância de uma política agrária justa e de uma abordagem integrada para a urbanização.
A cartilha traz ainda exemplar da própria Carta de Lisboa e uma lista com todos os seus signatários. O momento histórico tem extrema relevância na trajetória nacional e foi pedra fundamental na criação do Partido Democrático Trabalhista, um ano após o encontro.
O lançamento da cartilha “Encontro de Lisboa” representa um passo significativo na preservação da memória trabalhista e na divulgação dos princípios defendidos por Leonel Brizola e pelo PDT.