Reciclar na Rede aumenta para cerca de 19 mil o número de alunos contemplados
Qualidade de Vida e Meio Ambiente
Publicado em 17/06/2024

Por Kamilla Uhl, da Secom Campos / Foto Divulgação (Seduct)

O número de alunos promovendo coleta seletiva nas escolas da rede municipal de ensino só aumenta a cada ano. Já são 18.936 estudantes participando ativamente do Projeto Reciclar na Rede, desenvolvido por meio do Programa Municipal de Meio Ambiente (Promea), que integra as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); Serviços Públicos; Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, através da Subsecretaria de Meio Ambiente.

O objetivo, de acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e à destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.

“Em quase três anos, o projeto já recolheu cerca de seis toneladas de resíduos sólidos recicláveis nas unidades escolares. Recentemente, o projeto aumentou o número de escolas contempladas, passando de 22 para 35 unidades”, explicou.

Todas elas ganham contêineres para a coleta de lixo seletivo, que recebe a destinação adequada e passa pelo processo de reciclagem, em parceria com cooperativas, de acordo com a coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório.

“Esse dado é uma vitória para nós. Estão sendo coletados 40 contêineres por ano por unidade escolar. Recolhemos o equivalente a 2.000 kg de resíduos sólidos por ano, ou seja, 2 toneladas de resíduos deixaram de ser lançados por ano no ambiente e nas nossas vias públicas”, disse Ísis.

Eles participam de diferentes atividades, como a visitação ao aterro sanitário. “O projeto também inclui a oferta de material didático para aplicação nas salas de aula. Os estudantes conhecem, ainda, as cooperativas e visualizam onde chegam os resíduos reciclados que eles separam na escola, na prática”, acrescentou Tânia.

Várias disciplinas são abordadas em sala de aula. “Todas as áreas do conhecimento estão sendo trabalhadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. Promovemos oficinas, palestras, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos podem entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.

Escolas contempladas:

E.M. Sagrada Família

E. M. Lídia Leitão de Albernaz

E. M. Maria Lúcia

E. M. Prof. Wilmar Cava Barros

CIEP 056 Custódio Siqueira

CIEP 144 Profª Carmem Sylvia Carneiro

CIEP Maestro Villa Lobos

E. M. Prof. Walter Siqueira Manhães

E. M. Prof. Manoel Ribeiro Nascimento

E. M. João Borges Barreto

E. M. Pequeno Frederico

E. M. Profª. Sebastiana Machado da Silva

E.M.Lions II

CIEP 481 Arnaldo Viana

Iniciação Agrícola José Francisco

Rotary I

E. M. José do Patrocínio

E. M. Olga Linhares Corrêa

Comentários