Por Secom Macaé
Devido à celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa no próximo dia 15 (data simbólica, instituída pela ONU em 2011), muitas mobilizações em alusão ao tema marcam o Junho Violeta no Brasil. Em Macaé, o Programa Macaé Cidade da Melhor Idade, da Secretaria Municipal de Governo, organizará no próximo dia 14, das 8h às 13h, na Praça Washington Luiz, uma série de atividades com tendas de ações da saúde, esportes, artesanato, música e muitas outras ações.
Magali Oliveira, coordenadora do Programa Macaé Cidade da Melhor Idade, o evento já faz parte do calendário anual de ações da prefeitura. “A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. O idoso se torna uma vítima fácil, por, muitas vezes, depender de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar”, observa.
Entre as atrações culturais, haverá show de Lian Costa (sósia do cantor Leonardo), dança de Soltinho e alongamento. “Nosso idosos precisam de proteção e, acima de tudo, de respeito para que possam completar os ciclos com dignidade. Convidamos a todos para juntos abraçarmos e aderirmos a esta campanha. Se cada um fizer sua parte, teremos os direitos dos idosos respeitados. Não feche os olhos diante desta violência, caso desconfie ou presencie algum ato de violência contra o idoso, denuncie”, ressalta Magali.
Várias secretarias municipais foram convidadas para o dia especial. Já confirmaram presença as seguintes: Cultura, Turismo, Esporte, Mobilidade Urbana, Trabalho e Renda, Procon e apoio da Guarda Sênior. Teremos, também, a participação da Associação de Aposentados e Pensionistas dos Idosos (ASAPEM), que vai fazer exames de visão.
O Programa
O Programa Macaé Cidade da Melhor Idade foi criado por meio do decreto nº 259/2022, especificamente para executar planos, projetos, campanhas de conscientização e outras ações do governo voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa. O trabalho é feito em parceria com outras secretarias e órgãos municipais. O objetivo é a promoção do envelhecimento ativo e saudável da população com medidas que contribuem para melhorar a condição de vida e bem-estar como transporte, moradia, proteção à vida, participação e inclusão social, respeito e dignidade, participação cívica, emprego, comunicação, informação, apoio comunitário, serviços de saúde e mobilidade.
Mais informações sobre as atividades poderão ser obtidas pelo WhatsApp: (22) 99105-3160 ou, pessoalmente, na sede do programa, situada na Rua Marechal Deodoro, 564, no Centro, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e às terças e quintas, até às 18h30. As atividades também podem ser acompanhadas pelo instagram @cidadedamelhoridade. Denúncias podem ser feitas para o Direitos Humanos, Disque 100 , ou para o Disque Idoso (22) 99102-6627.