Cultura movimenta Circuito Junino em SJB para além das quadrilhas
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv
Publicado em 09/06/2024

Por Secom SJB 

 

São João da Barra já começa a entrar no clima do seu Circuito Junino e o que não vão faltar são as quadrilhas que já iniciam as apresentações no próximo dia 13, na Festa de Santo Antônio. Mas não só da tradicional dança junina é feito o Circuito e, por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, também realizará, até o dia 30 de junho, uma série de outras atividades, como concursos, Café Literário, encontro de academias, workshop de balé, concerto musical, show de talentos e muito mais.

 

Com a integração de outras secretarias, como a de Turismo e Lazer, a programação festiva que incluirá também atrações musicais regionais e locais começa no dia 12 na Praça Santo Antônio, quando é aberto oficialmente o Circuito Junino, com a apresentação do grupo de pagode Pique Novo. Já no dia seguinte, na quinta-feira, tem a apresentação da Quadrilha Junina Mãe Querida. Na sexta, 14, acontece o tradicional Desfile de Noivas na praça do Santo, conhecido como casamenteiro. Mas também terá apresentação de quadrilha na Festa de Santo Antônio em Pipeiras. O grupo de dança Cepeg anima o domingo, 16, na localidade do quinto distrito.

 

Já na Sede do município, a programação do Circuito Junino conta, no sábado, 15, com o 25° Encontro de Academias Dóris Cunha, às 21h, na praça do padroeiro São João Batista. O evento reúne anualmente participantes de academias e grupos do município, apresentando uma diversidade de coreografias. No mesmo contexto da dança, acontece no domingo, 16, o Workshop de Balé Clássico com o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 10h.

 

Ainda para a praça principal, a Secretaria Municipal de Cultura programou para a terça-feira, 18, um concerto com a Banda União dos Operários, às 20h30, e apresentação de quadrilha junina, às 22h.

 

No dia 19, terá o Café Literário do Circuito Junino, às 19h30, no Centro Cultural Narcisa Amália, quando acontece também o II Festival de Comida Típica Junina, que vai premiar pratos típicos doce e salgado. Os interessados ainda podem se inscrever até o dia 14, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no próprio Centro Cultural, podendo participar das duas modalidades. A premiação, no total, chega a 10 mil.

 

Também estão abertas até 14 de junho, no mesmo local, dias e horários, as inscrições para o Show de Talentos, cujas as apresentações serão no palco 2 no dia 20, às 20h. Após, tem apresentação de quadrilha junina. No dia seguinte também terá apresentação do grupo Cepeg, na praça São João Batista, às 21h.

 

No sábado, 22, tem orquestra com a Banda Nova Aurora, no palco oficial, às 20h30. Depois tem a participação das quadrilhas Mãe Querida, às 22h, e Sonho, Amor e Fantasia, às 23h.

 

Um dos momentos mais esperados da festa é o Desfile Fluvial, no Rio Paraíba do Sul, às 15h de domingo, 23. Quem quiser participar concorrerá a prêmios que totalizam R$ 7 mil. Para se inscrever basta conferir o regulamento no site oficial da Prefeitura e se dirigir até o dia 20 de junho ao Centro Cultural Narcisa Amália, ou à Secretaria Municipal de Pesca, em Atafona (Rua Jorge Moreira da Costa, n° 16), das 9h às 17h.

 

No dia 24, data em que se comemora o padroeiro, o destaque fica com o show nacional da dupla sertaneja formada pelos irmãos Jads & Jadson. Antes dos irmãos, no dia 16 de junho, véspera do pelo aniversário de 174 anos de elevação da antiga Vila de São João da Praia à categoria de cidade, quem se apresenta na praça principal é o grupo de pagode Kamisa 10.

 

E por falar nas comemorações pelo aniversário da cidade, tem programação especial montada para o dia 17 de junho, com hasteamento das bandeiras, às 8h, na praça São João Batista, com Missa Solene, na Matriz, às 9h, seguida de “Parabéns” com bolo, às 10h30, na praça. Às 11h, ocorre o Desfile Cívico, na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, com a participação de escolas e vários segmentos do município. Fechando o dia de festa tem a cantora gospel, premiada internacionalmente, Aline Barros.

 

Dentro do Circuito Junino, outras bandas com artistas conhecidos no país vão se apresentar. No Dia de São Pedro, 29 de junho, quem sobe ao palco é o Galã do Piseiro, na praça em frente à igreja do Santo. Na mesma data terá o show católico do cantor Flávio Victor, em Capela São Pedro, no quinto distrito.

 

Ainda dentro dos festejos a São Pedro, acontece no dia 28, no Rio Paraíba do Sul, o Concurso Fluvial de Canoa Ornamentada, às 15h. Os interessados em participar devem comparecer, até o dia 24, ao Centro Cultural Narcisa Amália, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, apresentando as documentações e atendendo aos requisitos que constam no regulamento, disponível no site oficial da Prefeitura.

 

Também no dia 28 haverá, às 22h, a apresentação da Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia. Já no último dia do Circuito Junino, quem se apresenta na Festa de São Pedro é a quadrilha junina Lourenço do Espírito Santo, às 20h.

 

A programação que envolve o Circuito Junino também contará com shows locais e atividades esportivas.

 

 

 

Comentários