Cerimônia de premiação da etapa municipal do Prêmio Magda Soares nesta quinta
Educação
Publicado em 05/06/2024

Por Por Kamilla Uhl, da Secom Campos

 

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover nesta quinta-feira (6), às 17h30, na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), a Cerimônia de premiação da etapa municipal do Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura. Na ocasião, acontecerá a culminância das ações desenvolvidas em Campos, com a premiação dos três professores com melhor performance. A medida integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, no que tange à operacionalização das implementações no território da Rede Municipal de ensino.

 

A primeira colocada representará a cidade na etapa regional, que acontecerá no dia 11 de junho, próxima terça-feira, no auditório do Liceu de Humanidades de Campos. Nesta fase, também será selecionado um educador para representar a região na etapa estadual. O prazo de inscrições para a seleção municipal de candidatos ao Prêmio terminou no dia 24 de maio no Portal PAE.

 

 Além da secretária municipal de Educação, Tânia Alberto, estarão presentes a diretora pedagógica da Seduct, Viviane Terra; a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) pela Seduct, Layla Constantino; a articuladora regional do CNCA e coordenadora de Projetos do Departamento Pedagógico da Seduct, Neidimar Abreu; familiares dos educadores selecionados, diretoras, pedagogas, professores de suporte pedagógico e comissão julgadora.

   

Tânia Alberto explicou que o prêmio representa um concurso por meio do qual a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RJ), vai identificar e divulgar práticas educacionais que tenham sido ou estejam sendo executadas com o objetivo de promover plena alfabetização de estudantes matriculados em turmas de anos iniciais das redes públicas municipais do Estado do Rio de Janeiro.

  

“O objetivo é valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras e criativas, no âmbito da alfabetização, que expressem inovação educacional, baseadas nos seguintes critérios: impacto, contextualização, aplicabilidade, engajamento e inclusão, tendo como foco o reconhecimento do mérito de profissionais da Educação Básica das redes públicas municipais”, disse Tânia.

 

 

 

Prêmios

 

 

 

Neidimar acrescentou que participaram da seleção professores em efetiva regência em turmas de alfabetização do Ensino Fundamental Anos Iniciais. “Os vencedores da etapa estadual receberão Kit de equipamentos audiovisuais e multimídia, contendo um Notebook, um aparelho de TV de 40”, um Smartphone, um Tablet e fones de ouvido bluetooth (1º lugar); um Smartfone, um Tablet e fones de ouvido bluetooth (2º lugar); e um Smartfone e fones de ouvido bluetooth (3º lugar), além de placas de homenagem”, adiantou.

 

 

 

Na fase municipal, os eleitos serão contemplados com kits educacionais, em parceria com a Receita Federal do Brasil. Já na etapa regional, os três selecionados receberão um Kindle e um Kit de Livros.

 

 

 

Layla destacou que a ação visa reconhecer o trabalho dos profissionais de educação das redes municipais que contribuam de forma relevante para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização dos estudantes. “A ideia é valorizar o papel dos profissionais da educação como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; evidenciar as experiências pedagógicas conduzidas pelos profissionais da educação e consideradas exitosas e passíveis de adoção por outros profissionais”, explicou Layla.

 

 

 
 
 
Comentários