Comemorando 100 anos de história, onde o rio se encontra com o mar, o Mercado Municipal de Peixes vai receber o 6º Festival de Frutos do Mar. O evento realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé será neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h. A combinação perfeita entre a qualidade e a variedade de pescados do Mercado, as receitas dos melhores chefs do município e o friozinho de junho vai atrair apreciadores locais e visitantes, movimentando a cidade.
O evento pretende valorizar a tradicional cultura do pescado, fundadora do município. Os cardápios estão bem recheados de delícias como: isca de peixe, bolinho de bacalhau, pastel de camarão, bobó de camarão, hot Philadelphia, braseiro de frutos do mar, feijoada de frutos do mar e Tratare de salmão. Serão cerca de dez pratos diferentes com o valor único de R$30. Tudo isso poderá vir bem acompanhado de vinho, chopp artesanal e drink.
Sobremesas não vão faltar. Serão muitas opções de sorvetes San Lorenzo e Calebito e doces da Lugano, da Mirabolando e da Nuvem de Mel para festejar este centenário e ao som de bandas locais e de DJ. O evento contará com estandes de comida, sobremesa, drink, vinho e chopp, no entorno do Mercado de Peixes, além de palco e área para recreação infantil.
O presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli (Durval Gastronomia e São João Bar) informa que o consumo esperado é de uma tonelada de frutos do mar e a expectativa é da comercialização de aproximadamente 12 mil pratos.
“É uma responsabilidade grande neste ano de centenário. A cada ano vemos o evento crescendo. Nosso objetivo principal é valorizar o nosso próprio Mercado, que é um dos melhores do país em termos de qualidade. Este ano teremos a novidade de frutos do mar grelhados na brasa. Também teremos mais acentos e utilizaremos uma área aberta para o encontro do rio com o mar”, destaca.
O Mercado de Peixes chega ao centenário comercializando de 150 a 200 toneladas de frutos do mar ao mês. Pescadores de Campos, Rio das Ostras, Cabo Frio, Barra de São João, Búzio e de outros municípios vizinhos também utilizam o cais de Macaé para escoar o seu pescado devido ao seu bom acesso. Entre pescadores e atacadistas de pescado, o Mercado de Peixes propicia mais de 1.200 empregos diretos, fora os empregos nos restaurantes.
“Estamos em parceria com o Polo Gastronômico de Macaé para um Festival com bastantes variedades este ano. O objetivo deste festival é fomentar o consumo de pescado em nossa região. Nós registramos um aumento de 37% deste consumo. Isso se deve à obra no cais, à qualidade e à diversidade de nossos produtos. Trabalhamos com mais de 25 espécies. Dorado, corvina e camarão são as mais procuradas”, salienta o Secretário adjunto de Pesca e Aquicultura de Macaé, Jair Barcelos.
O evento recebe apoio institucional da Prefeitura de Macaé. Gestores do Polo Gastronômico de Macaé pretendem repetir neste festival o sucesso do último evento realizado pela associação que conta com 25 membros. O 7º Beer Beach Burger, que ocorreu em abril na orla da Praia dos Cavaleiros, atraiu grande público e visitantes para a cidade. O Mercado de Peixes está localizado na Av. Presidente Sodré, Centro da cidade, próximo ao Paço Municipal.